domingo, 30 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 4
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Muita gente que vai à igreja nos dias atuais está mais interessada em buscar Seus favores que o próprio Deus. Se diz religiosos interessados em seus direitos sem ao menos se importar com seus deveres. Cobram de Deus, mas não fazem nada do que deveriam fazer para agradá-lO. Existem muitos crentes interesseiros em bênçãos, milagres, curas e riquezas (prosperidade). Porém Jó não era assim. Jó revela que o crente não faz de sua fé um negócio e do relacionamento com Deus uma barganha. Contrário de Jó, muitas pessoas creem que, “Quem serve a Deus não deve sofrer, pois, se for o contrário, não há vantagem em serví-lO”; ou, “Se Deus deixa o crente fiel sofrendo, então não é justo e bom como dizem”. Uma teologia errada leva à conclusões erradas de Deus. Temos de tomar cuidado com falsas teologias, oriundas da sabedoria humana sem a guia e a regência do Espírito Santo. Diante das palavras de Elifaz em Jó 4 aprendamos as seguintes lições:
1. Quando passamos por sofrimento, tenhamos cuidado com o que ouvimos. As pessoas podem distorcer a teologia para tentar condenar ou consolar os aflitos.
2. Nem todo conselho ouvido durante os momentos de angústia, dor e sofrimento são bons do ponto de vista divino.
3. Muitas pessoas que ficam fragilizadas diante de crises, perdem o discernimento espiritual – não devemos agir como Elifaz, mas como Jó que, mesmo sofrendo, nunca perdeu a integridade, a fé e nem a compreensão correta da Teologia!

Diante do sofrimento tanto próprio como dos outros devemos tomar extremo cuidado com o que dizemos. Desde a mulher de Jó até seus amigos, todos disseram coisas que não deveriam ter dito. Todos tentaram atingir em Jó exatamente no ponto que Deus exaltou nele: sua integridade para com Deus. Aquilo que Jó ouviu de sua esposa e de seu amigo Elifaz eram tentações persuasivas que tinham a finalidade de levá-lo a revoltar-se com Deus e a desistir da vida (Jó 4). Temos de ter cuidado com o que falamos em tempos de aflição a fim de que não percamos a fé e nem sejamos instrumentos do maligno a fim de levar outros a perderem a fé em Deus e em Sua providência. A Bíblia é bem clara que seremos julgados por nossas palavras, independentes das circunstâncias em que nos encontremos (Mateus 12:36-37). Como Jó, devemos crer que Deus é soberano, mesmo quando enfrentamos terríveis sofrimentos, Ele sabe o que faz e por que permite um de seus filhos fieis enfrentarem tais atrocidades. Mesmo que a teologia fuja de nossa compreensão, nunca devemos duvidar que Deus está no controle. Foi isso que Jó fez e é isso que eu e você devemos fazer também. A teologia da prosperidade pregada em muitas igrejas do mundo é falsa, Deus contraria tal teologia no livro de Jó. Jó é um exemplo para mim do que devemos ser, Elifaz é um exemplo do que não devemos dizer!

Muitas pessoas acreditam que toda e qualquer aflição pela qual o crente passa são consequências dos erros ou pecados deste. Desta forma, líderes religiosos ou mesmo outros crentes ao ver que alguém sofreu um prejuízo financeiro, um acidente, uma decepção ou qualquer outro tipo de infortúnio costumam de acusar a vítima de algum tipo de pecado; ainda que existam consequências de pecados e o ser humano paga pelo que faz, isso não é regra. Desde que entrou o pecado no mundo a vida tornou-se injusta onde o justo sofre e muitas vezes os iníquos vivem arregaladamente bem. Elifaz declara que Deus não permite que sobrevenham problemas ao inocente, querendo dizer que Jó estava em pecado (Jó 4:7-11). Para confirmar isso ele alega ter recebido uma revelação, uma visão à noite por meio de um espírito no meio da madrugada (vs. 12-17). Ele alega que os seres humanos não são confiáveis, pois são frágeis e morrem em meio à ignorância (vs. 18-21). Líderes religiosos devem atentar para o que diz as Escrituras, pois nem toda revelação, nem toda visão ou sonho vem Deus. As palavras de Elifaz faz eco das palavras de Satanás. O diabo também tem seus recursos para destruir a verdadeira teologia! Cuidado em ouvir certos líderes religiosos com suas revelações
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...