sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lições de Vida

Leia na Bíblia- Neemias 11
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp


Comodidade. Se você gosta desta atitude (ou falta de atitude) não se incomode em ler o que segue. Comodidade gera inércia. Por causa da comodidade, cristãos com mais de 20 anos não amadureceram, não progrediram e não mudaram muita coisa após a conversão. Os mesmos versos, as mesmas músicas, as mesmas orações... Conhece alguém assim? Já voltou numa igreja depois de 10 anos a qual continua igual? Após a conclusão de Jerusalém, alguns se prontificam a morar lá, outros foram sorteados e se mudaram. Porém, 90% não se mudou, é mais cômodo ficar onde está (Neemias 11)! Os compradores dos produtos dos judeus vinham fora de Jerusalém, não dentro. A reconstrução da cidade atraiu inimigos, era perigoso lá dentro; além da dificuldade de mudar. É por isso que a maioria ficou na redondeza, fora da cidade. Brennan Mannig disse que, “O tipo de segurança que buscamos (financeira, de relacionamento, profissional) não tem importância. O que importa é a quantidade de tempo, energia, pensamento e atenção que investimos na desgastante luta para alcançar as condições que acreditamos ser indispensáveis para nos sentirmos seguros. Os detalhes de nossas listas de compra são bastante arbitrários, mas o desejo de segurança é muito exigente e afasta nossa mente do chamado superior para que nossos pensamentos e nosso coração sejam habitados por Jesus Cristo”. Quem prefere a segurança desta vida, não toma atitude para se entregar a Jesus a fim de morar com Ele na Nova Jerusalém.

Uma cidade não pode assim ser chamada se não houver moradores nas casas. As casas não são lares se não houver quem habite nelas. Assim, pessoas são mais importantes do que se lhes dão importância. O valor de um município não está nas grandes construções, mas nos seus moradores. A importância de uma cidade não está na quantidade de empresas ali implantadas, mas nas pessoas que ali fazem as empresas e comércios funcionarem. Depois de reconstruída a cidade de Jerusalém era preciso repovoá-la a fim de que adquirisse algum valor (Neemias 11). Neemias, através de sua liderança, reestruturou e repovoou a cidade que tinha virado entulho; e, fortaleceu o povo de Deus. Assim, sempre que há um líder espiritual, um ministro comprometido com Deus e Sua obra, ainda que enfrente oposições, críticas e calúnias, faz com que as feridas deixadas pela destruição provocada pela escravidão causada pelo pecado comecem a ser curadas. As vezes os feridos não confiam e nem aceitam que alguém venha de fora fazer um bem ao povo; porém, se as pessoas que frequentam a igreja apoiassem o pastor na obra que Deus lhe confiou, as mazelas da alma de muitas pessoas seriam cicatrizadas, a fé de outros seria fortalecida e muitas pessoas seriam libertas do pecado. Além disso, no futuro adentrariam para habitar não na Jerusalém de Neemias, mas na Cidade Santa, a Nova Jerusalém, construída por Deus; quando muitos ficarão de fora (Apocalipse 21:1-8, 27).

Quem não vive pra servir, não serve pra viver. De fato, quem disse esta frase destacou uma simples, porém, grande verdade. Hoje pessoas vão ao trabalho, antes iam para o serviço. A palavra "serviço" vem de "servir". No passado uns serviam aos outros; hoje uns exploram aos outros. O foco do sucesso, progresso e avanço dos judeus em Jerusalém na reconstrução do muro está no serviço. A unidade no serviço promove grandes resultados. Quem serve a Deus passa a servir aos outros. Em Neemias 11 o Espírito Santo impacta nossa mente para a união no serviço a fim de atingir alvos inimagináveis. O egoísta não tem espaço aqui, o orgulhoso não tem humildade para se unir com ninguém. O capítulo revela a necessidade de servidores: [1] no templo (v. 12), [2] fora do templo (v. 16), [3] na cidade (v. 19), [4] no governo para atender ao povo (v. 24), e, [5] no aspecto espiritual para reger o louvor e as orações (v. 17). Nos dias atuais é tão difícil encontrar gente para ocupar os diversos cargos na igreja, pois a maioria prefere ser servida em vez de se dispor a servir a Deus e aos outros. O orgulho impede às pessoas de se inclinarem diante dos necessitados. A arrogância limita a ação da igreja. O povo de Deus perde o poder e O desagrada quando não vive para servir. Você é trabalhador ou servidor? Você é orgulhoso ou humilde? Mostre que você é convertido através de teu serviço! Cerca de 20% dos membros da igreja servem; e, 80% esperam ser servidos. Em qual grupo você está?

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...