terça-feira, 18 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Ester 2


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Ester 2
Comentários do Pr. Jean Boonstra

Os servos do rei sugeriram um plano para encontrar uma nova rainha: um concurso de beleza. Mulheres bonitas de todo o império foram convocadas. Não sabemos se elas vieram por vontade própria, ou foram forçados a vir ao palácio.

Encontramos Mordecai e um grupo de pessoas vivendo tranquilamente, sob a proteção do império persa – o povo de Deus. O livro de Ester tem lugar no quinto século antes de Cristo, quando muitos do povo judeu haviam retornado do exílio após o decreto de Ciro. Apenas um pequeno número de Judeus ainda estavam na Pérsia.

Mordecai nos é apresentado como um benjamita. A menção de sua ascendência está longe de ser algo casual, como veremos mais adiante no livro. A ordem do rei trouxe Hadassa, isto é, Ester, para o palácio. Mordecai tinha criado a órfã, e a amava como sua própria filha. Mordecai conhecia o suficiente do clima político de Susã a ponto de instruir Ester a manter sua identidade em segredo. Ela não deveria identificar-se com seu povo.

Ester ganhou imediatamente a simpatia dos responsáveis do palácio. Certamente ela era linda exteriomente, mas seu coração terno e inteligência combinados com seus atributos físicos faziam Ester verdadeiramente encantadora. O rei ficou impressionado com sua beleza e graça e decidiu torná-la sua rainha.

Mordecai passeava pelos jardins do palácio, mantendo um olho em Ester. Quando o rei proclamou um grande feriado, a Festa de Ester, podemos imaginar que apenas o orgulho de Mordecai era maior que sua preocupação com o bem estar de Ester.Somos lembrados novamente, no versículo 20, que Ester cumpriu a sua parte no plano e não revelou ser parente de Mordecai ou fazer parte do povo judeu.

Ao estar trabalhando em seu lugar na porta do palácio do rei, Mordecai ouviu sussurros de um plano sinistro para matar o rei. Ele contou a Ester, ela informou o rei e os conspiradores foram enforcados. Este incidente não é mencionado sem propósito; ele fornecerá posteriormente condições para uma reviravolta crucial.

Uma bela jovem judia experimenta uma notável reviravolta em sua vida: de órfã a rainha do Império Persa. Deus gosta de usar os membros mais fracos da sociedade desde que eles estejam dispostos a colaborar. Deus tem transformado adolescentes rebeldes em pacientes professores; viciados em drogas em diáconos; prostitutas em guerreiras de oração. Deus, em sua misericórdia, é um Deus de reviravoltas.

Jean Boonstra
Voz da Profecia
Trad JDS/JAQ

Leia na Bíblia: http: http://www.bibliaonline.com.br/acf/et/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...