quarta-feira, 19 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Ester 3


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Ester 3

Comentários do Pr. Jean Boonstra

Hamã era o braço direito do rei, e todos eram obrigados a se curvar diante dele. Mordecai se recusou a curvar-se perante Hamã. Como um bom empregado do governo persa, podemos supor que Mordecai se curvava perante o rei, mas ele não fazia isso perante Hamã. Quando Hamã soube desse desrespeito, ficou furioso.

Hamã estava cheio de orgulho, ganância e inveja, exatamente como Lúcifer. No entanto, a recusa de Mordecai de se curvar perante Hamã provavelmente não tinha nada a ver com essas falhas de caráter. As diferenças entre Hamã e Mordecai eram tinham origem em seus ancestrais. Eram tão “densas” quanto sangue.

Hamã era um descendente dos amalequitas, um inimigo histórico do povo judeu. Logo depois de escapar do Egito, os antigos israelitas foram atacados pelos amalequitas e Deus mesmo declarou uma inimizade duradoura entre os dois povos. Mais tarde, o Rei Saul, ancestral de Mordecai, entrou em guerra contra o rei Agague e o seu povo. Saul não completou a tarefa da maneira que Deus pediu, e essa foi uma das razões porque Saul foi substituído por Davi. Curvar-se diante de Hamã, o agagita [descendente de Agague], seria uma grande humilhação e um sinal de desobediência para Mordecai, o benjamita.

A ira de Hamã não ficaria satisfeita apenas com a morte de Mordecai. Seu orgulho seria vingado apenas com a morte de todos os judeus na Pérsia. Então,sortes foram lançadas para decidir qual o melhor dia para o abate dos judeus.

Sem identificar seus inimigos, Hamã conta ao rei Assuero a história de um povo “diferente” espalhado por todo o reino. Aparentemente sem se importar com esse povo “diferente”, o rei sem prestar muita atenção sela com seu anel a lei escrita por Hamã, que é levada a todo o reino. A linguagem fria e contundente do decreto no versículo 13 é chocante, e nós que vivemos no tempo do fim deveríamos prestar bastante atenção a elas. Nenhum judeu, jovem, velho, criança ou mulher, devia ser poupado. 

Esta história se assemelha muito com os acontecimentos dos últimos dias descritos em Apocalipse 13 e 20. Um decreto de morte será emitido por todo o mundo para eliminar o povo de Deus. Gogue e Magogue são descrições dos inimigos de Deus, e essas palavras são derivadas do nome Agague.

O Apocalipse prevê uma repetição da história para os cristãos nos últimos dias. Felizmente, a história do povo de Deus na antiga Pérsia não termina no capítulo 3. O grande conflito está quase no fim, e sabemos que o final será feliz.

Jean Boonstra
Voz da Profecia
Trad JAQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...