sábado, 29 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 3


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 3
Comentários do Pr. Koot van Wyk

A partir deste capítulo, Jó começa a refletir sobre sua condição. Alguns estudiosos querem chamar essas seções de “discursos em forma poética” com Satanás, como se fossem parte de uma introdução artificial. Porém a falha em sua argumentação é que a atuação de Satanás se estende por todo o capítulo três até o capítulo quatro, com sua aparição a Elifaz de 4:12 em diante. Satanás utilizou os amigos de Jó para continuar seu ataque. Então, eles ficam em silêncio e Jó começa a falar. O Talmude judaico recomenda que os consoladores não deveriam dizer nada até que o enlutado iniciasse a conversação.

Jó começa, então, a reclamar do dia de seu nascimento, através de uma série de comparações: dia e noite (v. 3); escuridão e luz (v. 4); nuvens e sombra (v. 5); um dia não especial (v. 6), nenhuma manifestação de alegria (v. 7), amaldiçoem o dia e a noite(v. 8), as estrelas deviam ser obscurecidas e que não seja visto o amanhecer (v. 9). Tudo isso por causa do dia do seu nascimento. Ele pediu que Deus não desse valor para o dia do seu nascimento (v. 4).

 Jó quer que alguém lhe diga qual o propósito de sua existência e porque ele nasceu (v.11-12). Ele diz que, se tivesse morrido ao nascer, estaria dormindo e experimentando um verdadeiro descanso sabático (versículo 13). Um segundo significado de descanso sabático está no versículo 17, ou seja, “os maus cessam de perturbar”: os prisioneiros ficariam à vontade “e não ouvem a voz do feitor” e está “o servo livre de seu senhor”(v.18-19). Um terceiro significado de Sábado ou descanso está no versículo 26, que é estar à vontade, tranquilo e livre de confusão.

A compreensão judaica é que Jó estava incomodado por causa do relatório da perda de seu gado; não estava tranquilo por causa das notícias sobre o fogo; não estava em paz por causa do relatório dos camelos; e muito perturbado por causa dos problemas nos festejos de seus filhos. Porém, esta interpretação judaica não está correta. Perder entes queridos e bens é muito difícil para qualquer um. O que Jó está dizendo é que ele desejava nunca ter nascido e então não sofreria a privação da paz como a dos Sábados e das bênçãos em sua vida.

Embora não culpe a Deus, Jó se pergunta por que Ele não impediu o mal. Afinal, qual é o propósito de viver quando você ganha o mundo inteiro e, então, perde tudo? Por quê um Deus amoroso continuar a dar vida a uma alma amargurada (v.20)?

Na Grécia antiga, os palcos para peças eram construídos com três pisos de madeira em três níveis simbólicos: o superior para o céu, embaixo para o submundo e no meio para a vida cotidiana. O espectador tinha uma perspectiva completa do contexto, uma vez que podia ver as influências espirituais superiores e inferiores sobre o que se encenava e os resultados sobre a vida cotidiana.

 O livro de Jó foi escrito para que tivéssemos uma visão dos níveis superior e inferior sobre a vida cotidiana. A agonia de Jó era a sua falta de conhecimento sobre o plano do líder da rebelião no Céu. Mas nós, os leitores, estamos bem informados e podemos ver tudo.

Querido Deus,

Vivemos com tragédias diárias e turbulências nos rodeando e nos afetando. Te agradecemos pelo relato histórico que Moisés fez sobre a vida de Jó, nos informando como lidar com sofrimento e dor em nossas vidas.

Amém.
Koot van Wyk

Universidade Nacional Kyungpook

Sangju, Coreia do Sul

Trad JAQ/GASQ
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...