domingo, 7 de julho de 2013

Lições de Vida -Jó 11

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 11
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

O legalismo dentro da religião verdadeira sempre existiu. Ele destrói a graça, a misericórdia e o amor incondicional de Deus, distorce a teologia e culpa a tudo e a todos. Zofar, fala depois que os outros dois amigos de Jó falaram e após as respostas de Jó. Ele é um legalista clássico, suas palavras estão impregnadas de legalismo contundente. Segundo Charles R. Swindoll seu discurso (sermão) em Jó 11 se divide em três partes:
1. Você é culpado, Jó (vs. 1-4).
2. Você é ignorante, Jó (vs. 5-12).
3. Você é pecador, Jó (vs. 13-20).
Há pessoas muito parecidas com Elifaz, se julga sábia, mas é tola, arrogante e ignorante; por isso é impiedoso ao chamar o sábio de tagarela e dizer que suas palavras não passam de palavrório (vs. 2). Zofar, a igual que Bildade e Elifaz julgou que Jó era culpado, por isso sofria. Mesmo diante das mais declaradas palavras de Jó argumentando sua inocência contra a acusação dos outros dois amigos, Zofar persiste em apelar para que Jó se arrependa. O legalista está tão desfocado de Deus que não consegue assimilar a dor e o sofrimento dos servos de Deus. Pergunto, teu conhecimento de Deus é superficial? Você está intensificando mais e mais teu relacionamento com Deus? Você está se aprofundando no conhecimento de Deus de forma relacional ou de forma teórica?


Quem vive a doutrina, a letra da religião e não um relacionamento íntimo com Deus distorcerá a mais pura essência da religião. Quem está na igreja certa, sem um relacionamento certo com Deus entenderá as coisas de forma errada. Zofar, mesmo vendo Jó buscar ao Senhor em sua frente ele declara que Jó se afastara de Deus (vs. 13). Mesmo não tendo nenhum vestígio de mácula do caráter de Jó, Zofar alega que o sofrimento dele é resultado de seu pecado (v. 14), essa colocação é falsa porque o próprio Deus disse que Jó é um homem íntegro. Na visão de Elifaz a fé elimina qualquer dificuldade (vs. 15-16), mas o próprio Jesus disse que neste mundo Seus discípulos teriam aflições; então, mais uma declaração falsa de Zofar. Além disso ele cria que que uma vida justa era uma vida de ininterrupta segurança, e suas crenças estavam acima das evidências: Jó era justo e sofria mais que um injusto. Gibson, comentando este capítulo declara que “o apelo evangelístico de Zofar é uma simulação, pois no íntimo já considerou o caso de Jó como perdido, e sua hostilidade transparece em tudo o que ele diz. Zofar destaca-se ainda mais do que Bildade pela detestável e repulsa ausência de comiseração humana que tantas vezes parece caracterizar os mais zelosos profissionais que lidam com questões teológicas”. Esse comentarista emite uma frase impactante: “Pode haver algo mais escandaloso do que transmitir o convite do amor de Deus com ódio no coração?” – Analise, pense e reflita!


Precisamos aprender com a estupidez de Zofar para não ser estúpido como ele (Jó 11). Precisamos saber que os legalistas ao fazerem seus sermões e suas observações, eles ignoram fatos; tudo o que eles fazem é falar asperamente a fim de criar oportunidade para humilhar quem pode ser uma ameaça às suas crenças heréticas. Veja que crueldade, para Zofar, Deus estava punindo Jó mais do que ele merecia, ele queria que Jó pudesse enxergar-se como Deus o vê (vs. 1-6). Zofar confronta dizendo a Jó que ele não conseguia entender os caminhos de Deus, os quais estão além da compreensão humana – como se Zofar compreendesse (vs. 7-12). Por fim, ele conclui apelando contundentemente a Jó para que confessasse seu pecado para encontrar esperança, pois seu sofrimento era resultado de falta de integridade diante de Deus (vs. 13-20). Zofar faz uma preleção teológica, retórica e lógica, profunda, racional e argumentativa, porém desprovida do amor de Deus. Você já ouviu sermão do estilo de Zofar? Você já viu alguém tentar ensinar sobre Deus sem passar tempo com Deus? Diz Warren Wiersbe: “Como é triste quando as pessoas que deveriam ministrar acabam criando desgraça”. Aquele que deveria consolar o aflito o acusa de defeito moral, denuncia incorretamente o justo e o declara condenado por falta de estabilidade e fé. Tem Zofar nos púlpitos de nossas igrejas? Se eles não se arrependeram não pode haver reavivamento e reforma!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...