terça-feira, 9 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 13


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 13
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Todos nós somos atacados pelo inimigo que se aproxima para nos roubar, matar e destruir. O sofrimento pode acometer qualquer pessoa, pobre ou rica, justa ou injusta, boa ou má, fiel ou infiel a Deus, religiosa ou pagã, crente ou ateu. A diferença está na atitude de cada um diante do sofrimento – Leia Jó 13 e reflita: Pode alguém ter paz na adversidade e ainda influenciar positivamente? Pode alguém, mesmo sofrendo as intempéries da vida ser um instrumento positivo nas mãos de Deus? Pode alguém falar bem de Deus quando tudo dá errado em sua vida? Sim, veja o sábio Jó, perceba que nem sempre conseguimos controlar as circunstâncias, mas podemos controlar nosso coração, atitudes e decisões. Diante das crises, dores e angústias que nos assolam, nosso desafio, como crentes em Deus, não é tanto questionar por que enfrentamos certas coisas, mas como reagir e enfrentar corretamente cada situação complexa da vida. Temos duas opções: Podemos ser vingativos, falar impropérios, encher-se de raiva e ódio e ainda justificar o comportamento negativo; ou, podemos reagir diante das adversidades de forma tão elevada, nobre e positiva quanto Jó. Vamos melhorar nossa atitude? Seja positivo mesmo num ambiente tão negativo! O teu ambiente depende do que você faz com ele! O inimigo pode ser derrotado sempre pelo poder de Cristo!

Ao ler, meditar e refletir nas profundezas das palavras de Jó, viveram-me à memória alguns pensamentos: “O pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades. O otimista vê oportunidades em todas as dificuldades” (Winston Churchill); “A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio” (Martin Luther King Jr); e, “Não faça da sua adversidade o seu fim, o seu túmulo, mas permita que na mais difícil, profunda e angustiante adversidade a sua vida seja uma bênção” (Anônimo). Leia Jó 13 e medite nos seguintes pontos:
1. Nunca duvides da existência de Deus só porque você não O vê em meio às adversidades que te assolam.
2. Nunca duvides do cuidado de Deus por ti, ainda que tua vida não esteja como você sonhou.
3. Nunca duvides do amor e da graça de Deus, embora Ele, às vezes, pareça distante ou ausente.
4. Nunca duvides do poder de Deus, pois mesmo no silêncio de tuas súplicas, Ele trabalha com você.
O sentido de tua vida depende do sentido que você dá a ela; na verdade, só quando Jesus está presente no coração, o crente vê sentido em toda situação! Dê sentido a ela hoje, se entregue a Jesus e aos princípios de Sua Palavra! Viva com propósito de louvar a Deus!

Toda pessoa precisa de uma boa base para a vida. Sem base a vida perde o sentido e o propósito. A Bíblia é um manual de instrução a fim de orientar-nos. Não há melhor base para a vida como a Bíblia. Em Jó 13 temos instruções profundas, veja: [1] Cada pessoa deveria ouvir mais ao invés de acusar (vs. 1-6); Jó pede a Zofar a gentileza de ouvir a sua defesa. [2] Aprenda a nunca colocar palavras na boca de Deus que Ele não disse (vs. 7-12); Jó declarou que Zofar lançou mão de mentiras para justificar as ações de Deus. [3] É melhor morrer do que viver longe de Deus (vs. 13-19). E, [4] cuide para não julgar a Deus por aquilo que Ele não fez ou pedir que Ele deixe de fazer o que não está fazendo (vs. 13-25). A seguir lhe deixo algumas sugestões práticas para aplicar em teu dia-a-dia:
1. Tenha fé em Deus diante de toda situação adversa, por pior que ela seja.
2. Tenha certeza de que Deus está ao teu lado ainda que passes pelo vale da sombra e da morte.
3. Tenha convicção de que Ele sabe o que é melhor para você mesmo na pior adversidade.
4. Tenha confiança de deixar tua vida nas poderosas mãos de Deus.
A prática das orientações bíblicas fara com que pessoas na Terra viva os planos do Céu. Deus deixou a Bíblia não para nos informar, mas para nos transformar! Em que você vai amadurecer hoje na prática da Palavra?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...