sexta-feira, 12 de julho de 2013

Lições de Vida Jó 16


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 16
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Amigos decepcionam. Amigos que tentam consolar sem a sabedoria do Céu frustram aqueles que desejam consolar. Você já precisou de palavras amigas, amáveis e animadoras e só recebeu críticas, acusações e reprovações? É triste! Jó se frustrou com seus amigos bem intencionados, mas críticos, que se tornaram destrutivos. Na verdade, toda a crítica é destrutiva, somente quem critica pensa que existe crítica construtiva. É assim que agia os amigos de Jó (Leia Jó 16:1-6). Em meio à crescente frustração, Jó respondeu a Elifaz. Ele revelou que seus amigos são sendo consoladores desagradáveis, mais incomodam do que consolam; estão piorando a situação em vez de aliviar a dor e o sofrimento (vs. 1-4). Elifaz era sábio, porém a sabedoria sem Deus não passa de charlatanice, fala palavras ao vento que não servem para nada (v. 3). Ele era filósofo e teólogo, conhecedor do mundo físico e espiritual, como revelam suas palavras, mas nada do que dizia ajudava aquele que sofria. Avalie as tuas palavras. São elas palavras rebuscadas, mas que não promove nenhum bem em quem está aflito? Elas mais ferem do que curam? Elas fazem aumentar o desespero, a angústia e o sofrimento do moribundo? Então, converta-se! Você será jugado por tuas palavras (Mateus 12:37). As tuas palavras revelam se você é convertido ou iludido que está convertido! Avalie!

Às vezes não encontramos forças e ânimo na companhia de ninguém, muito menos em suas palavras. Carecemos de pessoas empáticas e simpáticas com o sofrimento alheio. Jó também percebeu essa carência em seus dias, na presença de três amigos charlatães. Que tipo de amigo você precisa? Pense mais profundamente: Que tipo de amigo você é? Se você precisa de companhia que te inspire, leia o livro de Jó. Veja o que escreveu ontem uma leitora dos meus comentários: "Nos momentos mais difíceis de minha vida, li o livro de Jó, precisava entender como este homem passou por tanto sofrimento sendo fiel a Deus. Pela Graça de Deus, vi um homem de fé, dependente de Deus, humilde, então, percebi que para suportar injustiças teria quer ser humilde e esperar em Deus. Vale a pena, Deus realiza um milagre a cada dia" (Rafaella Jacobina). Gostei destas palavras. Jó é um amigo, uma inspiração e um exemplo. Jó é um personagem sério, que leva a fé a sério e a integridade a Deus acima de tudo. Jó se eleva acima da dor, da situação, da pobreza e das palavras ferinas e vazias de seus amigos ele não se vinga, não se torna violento e eleva a Deus suas orações. O Espírito Santo quis que esse relato fosse colocado na Bíblia para reavivar os sofredores a manter a fé, a consagração e o fervor mesmo em face do pior desespero. Aproxime-se deste livro, leia Jó 16!

Em meio à dor, sem o conforto dos amigos, o sofredor deseja algo além do alcance da capacidade da mente. É nas horas mais críticas que o moribundo anseia por alguém sobrenatural, além deste mundo, que faça algo contra a injustiça. É nesta circunstância que Jó desejou um advogado no Céu (Jó 16:19-22). Ele, sem muita revelação quanto nós temos, cogitou da possibilidade de existir alguém sobre-humano nas cortes celestiais apresentando o seu caso a Deus. Hoje sabemos que certamente temos um advogado diante de Deus (I João 2:1) que está tratando do caso de todos aqueles que O tem como Advogado! Se você se sente desamparado pelos humanos, saiba que você pode ser amparado pelo melhor Advogado, não do mundo, mas do Universo. Confie teu caso a Ele! Busque amparo nEle! Assim o dia de hoje vai ser bom, feliz e agradável, ainda que experimentes a dor, a angustia e o sofrimento. Jesus nunca perdeu nenhum caso, acredite! A vitoria vem para quem O busca! Busque a Cristo agora mesmo! Entregue-se totalmente a Ele! Ele sabe o que faz, e sabe quando agir! Espere nEle e prepare-se para o sábado! Tenha um bom dia!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...