sábado, 13 de julho de 2013

Lições de Vida Jó 17

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 17
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Quando o desespero bate à porta, a morte é encarada como a última esperança. Em diversas situações adversas, as esperanças desaparecem e o desespero chega à morte pode até parecer solução, mas é ilusão. A verdadeira solução é aquela oferecida por Jesus aos que se tornam cristãos. Jó expressa fé em Deus a fim de que advogue o caso dele diante do próprio Deus (Jó 17:3). A experiência de Jó estarrece os justos (v. 8) e sua esperança confunde a esperança de Satanás (Jó 2:5). Desdenhosamente sua atitude invita os “sábios ignorantes” a reverem suas filosofias e teologias insensatas (v. 10). Nem sempre a lógica humana está em harmonia com a lógica divina. Nunca argumentos humanos alcançam a sabedoria divina. Em nenhum lugar do livro de Jó os amigos de Jó buscam a Deus, eles estão ocupados elaborando explicações infundadas para proteger suas ideias à custa de seu amigo sofredor, inocente e piedoso. Ainda que muitos religiosos pareçam piedosos, a falsa espiritualidade será revelada, palavras revelam a religião que é vã (Tiago 2:26). Te convido a rever tua religião. Não estou considerando se você está ou não na denominação certa, mas se tua religiosidade é concretamente real e verdadeira. Busque sabedoria do Céu (Tiago 1:5), e aceite o colírio de Cristo para que vejas (Apocalipse 3:18), não o cisco no olho dos outros, mas a viga que está nos teus olhos. Precisamos viver a religião verdadeira para nos encontrar com o Deus verdadeiro.

Maior que a dor do tapa ou soco no rosto é a zombaria, o escárnio e a humilhação. A dor na alma é mais doída que a dor física. A dor no coração é pior que qualquer outra dor em quaisquer partes do corpo. Incrível é que além da plena dor física, ainda os amigos de Jó o atacavam ferindo-o o coração, causando-lhe dores emocionais com palavras ferinas. Jó sentia-se cercado por zombadores que lhe provocavam (Jó 17:2); por isso, preferia à morte que as palavras dos amigos (v. 1). Então, Jó clama a Deus por socorro, pede que Ele o defenda, pois se tornara alvo de zombaria, escárnio e humilhação (vs. 3-9); ele queria que Deus evidenciasse sua inocência. Ele estava despedaçado pelas palavras de Elifaz, as quais cortavam mais que dentes afiados. Ele as proferia friamente sem importar-se com o amigo, ignorando sua aflição e angústia profundas. Referindo-se aos amigos de Jó, C. R. Swindoll declara que, “sem saber, aqueles homens se tornaram porta-vozes de Satanás”. Fico pensando em quantas pessoas se acham ministras de Deus, mas não passam de porta-vozes do diabo! Quantos estão ferindo aos outros com palavras, crendo que ao dizer a verdade nua e crua, sem dó e piedade, estão do lado de Deus; quando, na verdade estão com o pai da mentira! Quem critica, zomba, escarnece e humilha jamais está fazendo a vontade de Deus, ainda cite que o nome de Cristo ou mesmo de Deus (Mateus 7:21-23; 12:37; Tiago 1:26). Converta-se!

A morte é o descanso deste mundo. Sem morte o sofredor viveria num eterno tormento: O aleijado seria eternamente aleijado; o cego, eternamente cego; o surdo e o mudo ficariam assim para sempre. Imagina o paraplégico, o tetraplégico... alguém que tivesse uma doença incurável, terrível ou degenerativa vivendo sempre num mundo injusto, sofrendo angústia e dores intensas? A morte é um descanso e Jó sabia disso (Jó 17:16). Jó já não aguentava mais sofrer, estava no fundo do posso, tudo era penumbra (v. 7), ele considerou-se como aquele em cujo rosto se cospe (v. 5) de tão ruim que estava sua autoestima. Ninguém sofreu como Jó, o sofrimento de Jesus assemelha-se ao de Jó; além de cuspirem, literalmente, no rosto de Jesus, Ele suou grandes gotas de sangue no Jardim do Getsêmani ao tomar sobre Si as mazelas do pecado de todos os pecadores. Jesus era muito mais justo que Jó, Ele tinha natureza santa, imaculada, sem defeito; porém, sofreu muito mais! Não que Jó seja um tipo de Cristo, não! A verdade é que quem deixa Cristo viver em seu coração tem experiências similares a que Cristo teve aqui no mundo! A verdade é que, quando você estiver no fundo do poço e a morte parecer não só o único alívio, como também a última esperança: Olhe para Jesus. Ele venceu por você, para te dar a vitória – confie tua vida a Ele e vença qualquer desafio! Ele morreu para te dar vida!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...