quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 21


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 21
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
 Quem zomba, interpreta mal, pressiona, critica e até calunia alguém justo e piedoso certamente não lê a Bíblia; se o faz, lê incorretamente ou mesmo não aplica a sua vida os Seus ensinos. Pense comigo, dá para confiar nos conselhos espirituais de quem difama e despreza o próximo? Você dá crédito à pregação, sermão, orientação e ou conselho de críticos como os amigos de Jó? Reflita: Você já agiu como um deles? Leia Jó 21 e tente aprender alguma coisa para tua vida; chega de acumular conhecimento, parta para a ação. Jó, mesmo zombado, acusado e injustiçado pelos amigos reivindica o direito de falar e de ser ouvido; ele diz com propriedade: “O melhor consolo que vocês me podem dar é escutar com atenção as minhas palavras. Tenham paciência enquanto eu falo; depois que eu terminar vocês podem zombar de mim” (vs. 2-3). Isso porque os amigos não souberam entendê-lo e, apressadamente o acusaram impiedosamente. Aprenda com Jó: Diante do desespero das crises da vida, desabafe com os amigos; extravase! Se reagirem com reprovação, não os ataquem; peça-lhes a compreensão! Explique a severidade da situação e a seriedade das condições. Faça o que for preciso, mas desabafe! Por outro lado, aprenda a ouvir o desabafo de um desesperado. Ter ouvidos dispostos a ouvir é muito bom para quem precisa desabafar. Pois, amigo só para as horas boas não merece o título de amigo!


Sofrer sem saber o motivo aumenta ainda mais a dor, a ponto de torná-la insuportável. Jó nunca soube a razão de seu sofrimento, e muitas vezes eu e você também não saberemos o motivo de nosso sofrimento. Pior ainda é ter pessoas ao nosso redor que tenta nos confundir com explicações rasas e aplicações erradas; inaceitável é quando se usa a Bíblia ou a teologia equivocadamente para dar respostas evasivas ao sofrimento alheio. Jó não estava endemoniado, possuído. Ele não precisava de sessão de descarrego, nem de ser exorcizado. Muito menos criticado, acusado e condenado pelos amigos. Leia Jó 21 e veja que a teologia dos amigos de Jó é refutada facilmente por Jó, pois lógica humana perde a lógica diante da lógica de alguém que se refugia em Deus. Jó, por ser piedoso, vê além da visão de seus amigos. Depois que Zofar insistiu no tema da ruína dos perversos ele revelou que:
1. A vida não é tão inflexível, uma regra fixa para o justo e outra para o ímpio.
2. Muitos perversos prosperam, suas famílias são grandes e felizes e seus rebanhos, férteis; enquanto muitos justos são injustiçados, caluniados e perseguidos.
3. Os efeitos da ira de Deus não alcançam a todos os incrédulos antes do dia do juízo final, nem a recompensa plena dos justos.
4. Como há ímpios que morrem velhos, ricos e muitas vezes, sem sentir dor alguma, há justos jovens que se tornaram mártires, morreram por não negar a fé.



Ser acusado de pecado é uma estratégia muito usada por muitos religiosos. É muito comum alguém se aproximar do sofredor e dizer-lhe que suas aflições se devem às suas falhas. Se isso acontecer com você, o que deves fazer? Fique tranquilo, ouça bem o que está sendo dito contra ti. Pense no caráter da pessoa que apresenta a acusação e depois apresente a verdade com calma. Quem anda atacando a inocência de algum servo ou serva de Deus, espalhando boatos, mentiras e calúnias deve saber que Deus está indignado com essa atitude. Visto que Ele julga até os excelsos (Jó 21:22) cuidado para que as tuas palavras, respostas, orientações e consolo não sejam falsidades (v. 34). Se você é um crítico, acusador e julga a tudo e a todos, arrependa-se de teu pecado; peça perdão a Deus, agora mesmo! Aprenda algumas lições de Jó 21:
1. A arte de aconselhar e consolar exige sabedoria, não humana, mas divina.
2. O silêncio na hora da dor, às vezes, é mais eficaz do que discursos.
3. Acusar, criticar e julgar o próximo só agrava a dor do sofredor.
4. Todo julgamento deve ser deixado a Deus, que o fará no momento certo e da forma certa.
Esse capítulo deixa claro que a sabedoria de quem busca a Deus é mais ampla que a sabedoria de quem apenas crê em Deus. Crer em Deus e não depender de Sua sabedoria leva a atitudes erradas diante do sofredor. Aprenda a ler a Bíblia para aprender a ler a vida; não só a tua, mas, principalmente a dos outros.
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...