domingo, 21 de julho de 2013

Lições de Vida- Jó 25


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 25
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Quem não vê esperança nenhuma no desespero é porque tem uma visão curta, limitada de Deus! Em Jó 25 Bildade faz o fechamento dos argumentos dos três amigos de Jó. São as últimas palavras daqueles que vieram à Uz para confortar um sofredor, porém, em nada ajudou suas falácias, a não ser para revelar que a sabedoria deles não passava de insensatez e ferir ainda mais o amigo aflito. Bildade encerra o ciclo de debates. Desta vez a sua fala é a mais curta de todos os diálogos. Ele já não sabe o que dizer, se torna repetitivo. Assim são todos os que vivem sem Deus ou apenas a crença nEle e não um relacionamento íntimo, dependente e comprometido integralmente com Ele. É por isso que tem muita gente que tem visão curta e limitada de um Deus ilimitado e infinito. Quantas pessoas como Bildade que, sem conhecer, falam sobre Deus! Quantas pessoas sem passar tempo com Deus, querem pregar, fazer sermões para aqueles que vivem, andam e conhecem a Deus por um relacionamento profundo! Quantos superficiais na religião tentam mostrar arrogantemente sua religiosidade que não passa de um fino verniz sobre a madeira podre! Quantos pregadores vazios, que pregam sermões mancos, apresentando uma visão deturpada de Deus para aqueles que carecem de Sua graça, compaixão e misericórdia! Quantos Bildades no púlpito! Que Deus os repreenda e levante pregadores cheios do Espírito Santo que preguem o evangelho cheio de poder transformador de vida e implante a esperança no coração aflito!


Quem é Deus? Você aceitaria o conceito teológico de alguém que diz conhecer a Deus, mas que o próprio Deus desaprova seus conceitos? Você submeteria a alguém que prega sobre Deus com a Bíblia na mão, mas com o coração bem longe dEle? Você aplicaria à tua vida uma mensagem vinda de alguém que torce a teologia utilizando a psicologia e a filosofia mundana com retórica persuasiva para iludir os incautos? Jó rejeita os discursos de seus amigos, mesmo assim Bildade dá sua última cartada, mas termina com um curtíssimo discurso vazio, sem esperança e sem solução para Jó, o amigo sofredor! Cada um oferece apenas o que tem. Bildade só tinha teoria. A teoria não serve para nada. São palavras vazias, falácias ocas que não dão sentido verdadeiro à vida. Só quem tem o Deus verdadeiro no coração pode transmitir o poder deste Deus a outros, ainda que através das palavras. Em Jó 25, em seu último discurso, Bildade se refere à santidade de Deus, à Sua transcendência contra a baixeza e insignificância humana para este Deus. Somente quando olhamos para a Bíblia é que realmente percebemos o erro teológico de Bildade. A Bíblia revela Deus se interessando pelo ser humano, Deus agindo incansavelmente em prol do ser humano, a ponto de enviar Seu próprio Filho para morrer em lugar do pecador, que sofre em meio às mazelas do pecado. Deus fez o ser humano à imagem e semelhança dEle, e depois da queda, logo no início Deus já oferecera uma solução trazendo-lhe esperança ao coração desesperado (Gênesis 3:15).

O que podemos aprender de alguém que o próprio Deus disse que não falou dEle o que era reto, certo e verdadeiro? O que podemos aprender de alguém equivocado teologicamente? Leia Jó 25, e depois Jó 42:7. Destaco as seguintes lições de vida:
1. O falso pregador afirma que Deus é poderoso e grandioso demais para se importar com o miserável, impotente e culpado ser humano pecador (vs. 1-3). Bildade enaltece o Criador, porém rebaixa demasiadamente àquele que foi criado a Sua imagem e semelhança!
2. A teologia errada conduz a erros nos conceitos científicos, astronômicos (v. 5) e a equívocos na filosofia antropológica (v. 6).
3. A soteriologia (doutrina da salvação) é distorcida por quem não tem a vida regida por Deus, pois a visão teológica humana não alcança a verdade a não ser pelo auxílio do Espírito Santo (Jó 25:4; conf. I Coríntios 2:14-16). Bildade diz que por ser terrivelmente vil quanto um inseto ou verme,o ser humano nunca poderia ser justificado diante de Deus. Ele queria atacar a Jó que continuava almejando que sua inocência fosse reconhecida. A sua teologia estava destituída de cristologia!
Há muitos pregadores como Bildade, que oferecem ao povo o refugo de doutrinas engendradas pelo enganoso coração humano. Devemos resgatar a pregação pura, rica e fiel de toda Palavra que sai da boca de Deus: A Bíblia! Devemos prezar por aqueles que pregam a Bíblia e não sobre a Bíblia; devemos almejar pregações que apresentem a Cristo e não que apenas falem dEle! Precisamos de um reavivamento espiritual e reforma em nossos púlpitos!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...