quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 29


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 29
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Você já sentiu saudade do passado? Você já olhou para o retrovisor da vida com nostalgia? Jó revela um misto de saudade do passado com lembranças marcantes que fizeram a vida valer a pena. Ele sente falta dos tempos em que possuía grande honra diante de todos os que o conheciam; quando ele era respeitado por quem ele era (Jó 29:1-11). Além disso, Jó também lembra com carinho, saudade e nostalgia do tempo em que ajudava o pobre, o necessitado e punia o ímpio; quando ele era respeitado pelo que fazia (vs. 12-25). Diferente de muitos que se dizem cristãos, Jó tinha um passado de honra, integridade e bondade. Meditando nestas palavras de Jó, é possível aprender que:
1. Precisamos fazer um check-up de nossa alma: Precisamos saber quem realmente somos, que tipo de pessoas somos, o que caracteriza nossa vida. Precisamos fazer uma análise não só física, mas também mental, emocional e espiritual.
2. Precisamos fazer um check-up de nossas atitudes: Além de analisar quem somos é extremamente fundamental avaliar nossas atitudes, se elas são dignas do que cremos ser. Se achamos que somos cristãos, nossas atitudes, palavras e comportamentos devem revelar isso; do contrário não passa de hipocrisia, condenado no capítulo anterior!
Medite, analise, avalie a tua vida, não a vida dos outros. Reflita, pondere e mude a tua vida, não a vida dos outros. Cada um dará conta de si no dia do juízo.

Velhos tempos! Quantos já não disseram isso? Quando você olha para o passado o que mais lhe dá saudade? Do que mais você sente falta? Quantos cegos sentem saudades de quando enxergava; quantos viúvos sentem falta da esposa que morreu; quantos não sentem falta da alegria que tinham antes de ser acometido por uma doença maligna? Você já não ouviu alguém dizer? “Como sinto saudade do lar que tive antes de cometer adultério; do bom nome que possuía, antes de me afundar em dívidas sem fim; que bom eram os tempos em que não tinha nenhum vício ou nenhum filho drogado!” Quem já não disse ou ouviu frases como essas: “Que saudade da igreja, dos hinos, dos cultos, das mensagens inspiradoras e da amizade dos irmãos”? A Bíblia tem um capítulo inteiro sobre a saudade. Jó 29 é conhecido como o capítulo nostálgico da Bíblia. Com apenas 25 versículos, há mais de 30 verbos conjugados no tempo passado. A verdade é que:
1. Quando passamos por provações, sentimos saudades dos “bons tempos”, dos velhos tempos;
2. Quando passamos por crises na vida a realidade se torna uma péssima memória regada de uma boa imaginação. Porém, para Jó, os bons tempos, foram de fato, bons mesmo.
E você, sente saudade do quê? Sente saudade de Deus? Sente falta de uma espiritualidade mais concreta no início de sua conversão? Voltar ao passado não dá, é impossível, mas teu futuro pode ser colocado nas mãos de Deus! Faça isso agora e viva feliz, melhor que os bons e velhos tempos do passado!

Lições de vida! Lições que alimentam o coração, fortalecem a alma e nutrem a fé encontramos em toda a Bíblia, até mesmo num capítulo inteiramente nostálgico em que Jó relembra sua vida boa do passado. Mesmo que na hora da dor e do sofrimento restem as boas lembranças do passado, é possível extrair lições para o presente. Leia Jó 29 e depois medite e aplique a tua vida as seguintes lições de vida:
1. Reflita, medite e lembre-se do passado; mas, use as lembranças para reconhecer e ser agradecido quanto às bênçãos divinas recebidas!
2. Analise, avalie e sinta nostalgia; mas, use as boas lembranças para desenvolver humildade perante os desafios da vida no presente!
3. Sinta a dor da saudade, lembre com carinho os velhos tempos; mas, use tais lembranças para ser confiante quanto às perspectivas do futuro!
Não é errado sentir nostalgia dos velhos e bons tempos; é até salutar sentir saudade dos bons tempos de outrora, principalmente quando se enfrenta crises na vida. Estas lembranças podem até te deixar melancólico; contudo, se forem aplicadas corretamente em tua vida, tal experiência produzirá belos frutos no presente. Em meio à dor e ao sofrimento recorde as bênçãos do passado, mas não permita que o passado te prenda a tal ponto de não poder viver a vida no presente. Creia em Deus e tenha boas perspectivas quanto ao futuro!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...