sábado, 27 de julho de 2013

Lições de Vida Jó 31

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 31
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Jó declara sua integridade
Diante de uma acusação, qualquer pessoa deseja e tenta se defender, desde o inocente até o culpado! As vezes, o culpado consegue convencer que é inocente; mas muitas vezes o inocente não consegue provar sua inocência. Jó, depois de tantas tentativas em prol de provar sua inocência, seus amigos não se convenceram. Então ele faz seu último discurso, bem argumentado e bem detalhado (Jó 31). Suas palavras podem ser resumidas em quatro perguntas, segundo Harold Willmington:
1. Eu cobicei? (vs. 1-12): Se pensamentos sexuais ilícitos são o motivo de seus sofrimentos, Jó está disposto até a entregar sua esposa a outro homem para provar sua inocência.
2. Eu maltratei os outros? (vs. 13-23): Jó está disposto a ser punido se fizera mal a alguém.
3. Eu adorei ídolos ou dinheiro? (vs. 24-28): Jó reconhece que a idolatria também justifica a punição, mas ele não caiu neste erro.
4. Tenho eu algum pecado encoberto? (vs. 29-40): Jó enfrentaria qualquer acusação contra ele se ao menos soubesse o que tinha feito de errado.
Precisamos viver integralmente a verdade para que ninguém tenha do que nos acusar, nem mesmo o diabo. Se já fizemos muitas coisas erradas, a única forma de apagar nosso pecado é morrendo para esta velha vida e nascer para uma nova vida em Cristo Jesus, o qual revestirá a nossa vida com Sua justiça!

Quem é você? Como você se apresentaria diante das pessoas? Que declarações você faria de ti mesmo? Elas seriam corretas? E diante de Deus, o que você destacaria? Deus concordaria com você? Que declarações Deus faria de você num tribunal? As declarações de Jó se harmonizam com as declarações de Deus, mas não com as declarações de seus amigos. Leia o capítulo 31 de seu livro e veja que em Jó não houve cobiça lasciva de sua parte (vs. 1-2), nem mentiras (vs. 5-6), ele nunca cometeu adultério (vs. 9-11), nem oprimiu a ninguém (vs. 13-15), nem teve falta de compaixão em suas atitudes (vs. 16-21) e nem foi materialista (vs. 24, 25, 28). Enquanto que os amigos filósofos de Jó só conseguiram pensar que tudo o que ele está enfrentando de ruim é culpa dele, porém Jó só conseguiu ver que é inocente. Mesmo diante das mais fortes acusações devemos revelar nossa integridade diante de Deus e dos homens. Mesmo que os homens não creiam e Deus parece não nos ouvir, é preciso preservar a integridade. Satanás acreditava que Jó trairia a Deus, achou que ele não suportaria a prova de manter fiel mesmo diante de tantos ataques ferrenhos; porém Jó se manteve o tempo todo íntegro, desde a prosperidade até a adversidade. Agora pense, como está a tua integridade diante de Deus e dos homens? As adversidades vêm para provar se somos realmente íntegros; alias, é nas adversidades que revelamos quem realmente somos!

Quem confirma seu compromisso com a integridade a Deus, verá sua fidelidade se fortalecendo. Quem reafirma sua fé, convicção e certeza diante de Deus e dos homens nutrirá sua confiança e coragem diante das mais adversas adversidades da vida. Mesmo que muitas vezes ficara confuso diante da falta de informação ou as críticas de seus amigos Jó não praguejou ou culpou a Deus pelo seu infortúnio. Como qualquer sofredor, confessou sua tristeza e, numa postura que o diferencia de outras pessoas, se apegou a Deus com sinceridade, no momento do desespero diante das mais atrozes adversidades. A integridade declara que cada um deve cumprir a sua palavra. Jó evitou o mal de todos os tipos (Jó 31:1-40), isso sim é integridade! Diante das acusações de seus amigos, Jó exigiu conhecer as acusações contra si (vs. 35). Quem é íntegro diante de Deus e dos homens é uma pessoa transparente (v. 5), desapegado em relação ao dinheiro (vs. 24-25), cumpridor de suas obrigações sociais e bondoso até com seus inimigos (vs. 29-32) e livre de quaisquer imoralidades sexuais (vs. 1, 9-10). Você é íntegro? Até quando você vai achar que uma vida religiosa relaxada trará vida e vigor espiritual? Até quando você continuará pensando que a vida cristã mais ou menos será agradável a Cristo sendo que a mornidão espiritual é um mal que causa náuseas em Cristo? Até quando vais ficar iludido com uma fé sem prática, sendo que a fé sem obras é morta?


(Heber Toth Armí) #rpsp

Curta e compartilhe:
Imagens do Google
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...