domingo, 28 de julho de 2013

Lições de Vida- Jó 32


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 32
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Os ataques mordazes contra alguém podem até amenizar, mas dificilmente acabam. Depois que os três amigos de Jó – Elifaz, Bildade e Zofar – pararam de atacar a Jó que estava convencido de sua inocência. Mas, a batalha não tinha chegado ao fim; ao calarem-se todos, Eliú, supreendentemente entra em cena como alguém que só ouvia tudo o que os sábios diziam. Jovem, com um ar de arrogância, emite sua própria opinião do ponto de vista de alguém que não estava envolvido com o problema. É comum pensar que quem fala por último fala melhor, teve mais tempo para pensar e refletir. Entretanto, Eliú tinha a mente tão estreita como qualquer um dos outros três amigos de Jó. Ele compactuou das crenças de que Jó não era inocente. Leia Jó 32. “Deferência para com a sabedoria associada com a idade impedira uma intervenção antecipada de Eliú (vs. 6, 7, 11). A sabedoria, entretanto, é basicamente uma questão de dom divino, especificamente proveniente do Espírito de Deus sobre o homem” (D. L. Moody). Lições:
1. Não importa a idade, sem buscar a Deus e ter um relacionamento submisso a Ele é impossível alcançar a sabedoria e o entendimento dos mistérios da vida!
2. Envolvido direta ou indiretamente, ou mesmo de fora do problema, neutro, com a cabeça fresca pode parecer que tem a solução para os que estão de cabeça quente, mas sem Deus, não há solução para os mistérios da vida!

Sabedoria mesmo é só para quem depende de Deus, o qual é infinitamente sábio! Caia agora de joelhos e busque-O! Sem mencionar que tenha orado, buscado a Deus e pedido sabedoria celestial, aparece do nada Eliú para discutir sabedoria com os mais velhos (três amigos de Jó) que se achavam sábios, e contestar o verdadeiramente sábio Jó. Cito algumas frases de D. L. Moody sobre Jó 32:
1. O que levou Eliú a instruir os que eram mais velhos que ele, foi o fracasso de seus amigos em responder satisfatoriamente aos protestos desafiadores de Jó contra Deus... A acusação de hipocrisia da parte dos amigos foi um expediente vergonhoso para encobrir suas deficiências de lógica e teológicas.
2. A apologia preliminar de Eliú para solicitar a atenção do auditório foi estendida além do gosto ocidental, mas isto talvez não contrariasse a etiqueta da terra de Uz. O desempenho inglório dos conselheiros demonstrara sua falta de sabedoria apesar da idade (Jó 32:9, 12, 15, 16), enquanto Eliú proclama compreensão apesar da juventude (v. 6b, 10). Repreendendo-os por abandonarem a cruzada (v. 13). Eliú assume a responsabilidade dela (vs. 16,17) com nova estratégia (v. 14), sob a compulsão de um espírito cheio de conhecimento do mistério que os sábios acharam tão desconcertante (vs. 18-20), e com devoção ousada para com a verdade somente (vs. 21, 22).

Cuidado com quem pretende ser sábio aos próprios olhos. A ira facilmente conduz qualquer pessoa além dos limites da clarividência e da subserviência. O discurso de Eliú em Jó 32 começa com ira (vs. 2-5); sua apresentação revela-se um jovem extremamente enfatuado e arrogante (vs. 14, 17-18). A introdução do seu discurso refletia as fórmulas escolásticas que se empregavam em polêmicas, mas todas as suas frases, por mais retóricas que fossem, não passavam de sabedoria humana. Desprovido da sabedoria divina até os mais sábios dos homens só falam insensatez e ainda força os outros a aceitarem sua suposta sabedoria! Eliú reconheceu a falta de sabedoria dos três supostos sábios que pleiteavam com Jó, seu respeito natural pelos cabelos brancos haviam calado a boca de Eliú, porém Eliú quebrou o silêncio para não ser desleal a si próprio (vs. 21-22). Energicamente revelou seu suposto dever de comunicar o que cria ser a vontade de Deus. Motivado a falar, suas palavras poderiam aliviá-lo do peso da suposta responsabilidade que o oprimia (vs. 19-20). A verdade é que nem todo aquele que fala energicamente sobre Deus está certo em sua teologia. Nem todo defensor de doutrinas teológicas são corretos. Nem todo sincero prega a verdade ao povo. Além disso, o texto revela que os equivocados em relação à teologia discutem entre eles, mas nenhum deles tem razão diante de Deus. Equilíbrio na teologia só é possível mediante o poder atuante do Espírito Santo no estudante!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...