quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lições de Vida Leia na Bíblia- Jó 35


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 35
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Alguma vez alguém contrariou a verdade que você defendia? Já te disseram coisas que contrariavam a verdade como se você estivesse mentindo ou dizendo bobagens? Em Jó 35:2 Eliú foi taxativo em relação as palavras de Jó. Ele disse: “Jó, você não tem direito de dizer para Deus que é inocente”. Certamente foi muito doído para Jó, que sofria tão profundamente, ter de ouvir tais palavras que penetraram na alma, acrescentadas com as que seguem: “Não podes perguntar assim: ‘O Deus será que te sentes mal com o meu pecado? E que vantagem tenho se não pecar?” (v. 3). A verdade, que são boas novas aos seres humanos, é que Eliú, que arrogantemente cria ter a verdade, estava muito enganado. O evangelho revela que Deus sente tão mal com nossos pecados que criou um plano, no qual Seu Filho precisou derramar sangue inocente, morrer numa cruz, entregando a Sua vida para ibertar-nos do pecado. Deus se sente mal com o pecado. Nosso pecado afeta tanto a Deus, que Seu Filho teve de morrer morte trágica. Além disso, não há nenhuma vantagem em pecar. O pecado não trouxe à morte apenas ao filho de Deus, como também desgraça trás desgraça até levar o pecador à morte eterna. Que vantagem há no pecado? Nenhuma! E o que dizer das vantagens de não pecar? Se o pecado mata, o não pecar traz vida. Em Cristo todos os pecados são cancelados, em Cristo há vida. Que vantagem maior do que esta? A evidência clara é que Eliú não conhecia ou ignorava o evangelho, e você? Viva o evangelho e viva!

Deus é imanente, mas também transcendente. Entretanto, Eliú acreditava apenas em Sua imanência, desequilibrando a teologia. Conhecer a Deus superficialmente pode levar até o teólogo a crer em mentiras como se fossem verdades. Eliú acredita que nem a virtude, nem o vício podem trazer qualquer vantagem ao Deus transcendente (vs. 5-7). Na mente dele são os homens, não Deus, que tem razões para se preocupar com aquilo que os seres humanos fazem ou deixam de fazer. Ele insinuou que a oração de Jó não poderia ser respondida porque faltava uma nota de profundidade e autêntica religiosidade. Será que não era o contrário? Insinuou que a oração de Jó era marcada pela vaidade. Será que não era o contrário? Jó é descrito tanto por Eliú quanto pelos outros amigos e contendores de Jó que ele é puramente irreligioso (vs. 9-16). Será que não era o contrário? Precisamos rever nossas atitudes, comportamento e palavras. Podemos estar acusando alguém com nossos pecados. Podemos estar fazendo mais mal do bem não só a seres humanos, mas a Deus. Nossa religião pode não ser verdadeira e tentamos convencer aos outros. Nossas atitudes não são corretas e tentamos moldar aos outros por meio delas. Precisamos ser humildes e cair de joelhos não só para pedir perdão certos de que vamos ser perdoados; também é preciso suplicar pelo poder que transforma nossa mente e coração crendo que Deus fará essa transformação!

Leia Jó 35 e depois análise os seguintes pontos citados por D. L. Moody:
1. Para criticar as consequências da justiça é preciso arrogar-se uma justiça superior a de Deus (vs. 2-3). Há quem pensa que sabe mais que Deus, que tem um senso de justiça mais aguçado que Ele.
2. É evidente que os homens não podem diminuir e nem aumentar (vs. 6-7) a glória daquele que está exaltado acima dos Céus (v. 5). Portanto, nem o temor e nem o favor pode impedi-Lo em Sua administração da justiça.
3. Não é que Deus seja indiferente para com os homens, mas os homens são indiferentes a Deus; eles não buscam a Deus por amor a Ele (vs. 9-13). Esse não era o caso de Jó, mas pode ser o nosso!
Não é muito fácil ler o livro de Jó, ele é puramente filosófico. Grandes homens intelectuais discutiam com o sábio Jó. Para os superficiais, parece inalcançável a compreensão e a interpretação desse livro, dos diálogos ali presentes. Mas, com oração, consagração é possível, não só entender, mas destacar algumas lições para serem aplicadas a nossa vida. Continue lendo, estudando e refletindo; o melhor está por vir. Prepare-se, tem coisas profundas, maravilhosos e interessantes para nós nos próximos capítulos. Não se desanime, anime-se em Deus para ler, meditar e aprender de Sua Palavra. Hoje, não perca a oportunidade de ser reavivado pela Palavra!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – 
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...