domingo, 14 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 18


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 18
Adicionar legenda
Bildade inicia com uma censura a Jó e diz que os ímpios são julgados e recebem sua recompensa não só no futuro, mas também no presente e que Jó é um deles. Bildade está contrariado com Jó por que este rejeita as (suas)  legítimas ciência e filosofia, por achá-las insensatas e não merecedoras de atenção. Bildade diz: “Por que somos considerados [...] ignorantes aos seus olhos?” (v. 3 NVI). “Ah, você, que se dilacera de ira! Deve-se abandonar a terra por sua causa? (v. 4 NVI).

Então Bildade continua afirmando – incluindo a Jó em sua acusação – que, mesmo agora, a luz do ímpio se apagará (v. 5). A força da sua vida (sua lâmpada), o vigor dos seus passos, se enfraquecerão. Várias armadilhas o aguardam e o derrubarão, principalmente as armadas por ele mesmo (v. 6-10). O ambiente em que vive será hostil, ele viverá sobressaltado, as calamidades estarão prontas a o assaltar como uma fera faminta. Tudo que ímpio conseguir construir e juntar poderão ser perdidos em um só momento (v. 11, 12).

Estas palavras de Bildade, mostram que o “amigo” de Jó, defende a teologia egípcia da morte. Nela, todos devem passar por este processo após a morte, deixando a terra num barco com o rei sol, Ra, para fazer uma viagem no rio Nilo celestial. Os mortos passam por 12 portões com monstros aterrorizando-os no caminho. À meia-noite, diretamente sobre o Nilo terreno, os mortos aparecem na sala de julgamento do deus Osíris para o juízo investigativo e aguardam o julgamento de fogo.

Bildade continua: Quando um ímpio morre, “é arrancado da segurança de sua tenda e o levam à força ao rei dos terrores” (v. 14 NVI). Ninguém mais se lembrará dele, seu nome não terá mais influência alguma, ele será lançado da luz para as trevas, e [lá] não terá mais filhos (v. 17-19).

Bildade está tentando assustar Jó com o seu conhecimento da teologia pagã dos mortos. A cena é de horror. “É assim a habitação do perverso; essa é a situação de quem não conhece a Deus” (v. 21 NVI). Este quadro de horror do pós-vida, como apresentado por Bildade, é totalmente contrário ao entendimento de Jó.

Mentiras são inventadas ao nosso redor por aqueles que não lêem corretamente a Palavra de Deus. O ponto de vista de horror de Bildade a respeito da vida após a morte soa semelhante a crenças modernas. Jó acreditava na Segunda Vinda.

Querido Deus,

O nosso mais profundo desejo, como também Jó ansiava, é sermos plenamente restaurados por Teu poder quando da Segunda Vinda. Quer estejamos no descanso ou vivos para nos juntarmos aos demais na manhã da ressurreição, que permaneçamos sempre em Cristo, nossa justiça, na promessa da salvação futura. Esta é a nossa humilde súplica. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Trad JAQ/GASQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...