quinta-feira, 4 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 8


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 8
Comentários do Pr. Koot van Wyk #rpsp
Neste capítulo encontramos a fala de Bildade, o suíta. Seu propósito não é ajudar a Jó, mas defender a sua própria visão de mundo. Bildade apresenta fragmentos de verdade numa moldura de erro. Ele estava familiarizado com o que tinha sido descoberto pelos “pais” e registrado por Moisés em Gênesis 1 a 11 (v. 8 a 10). Assim, ele diz a Jó que não apenas estude história, mas também que se permita ser conduzido pelas verdades obtidas por observações (v. 8). De acordo com a Bildade, é isso que Jó precisa.

Bildade pergunta: Pode o papiro crescer sem um pântano ou o junco crescer sem água? (v. 11). De forma semelhante, uma pessoa má só pode receber punições de Deus e não as Suas bênçãos (v. 13). O pensamento de Bildade pode ser descrito do seguinte modo: se uma pessoa se esquece de Deus, Suas bênçãos para ele se secam; se uma pessoa se lembra de Deus e obedece a Ele, as bênçãos florescem. A observação mostra que é assim que as coisas acontecem.

Aqueles que se esquece de Deus estarão perdidos (v. 13). Confiar em si mesmo é como se apoiar em uma teia de aranha (v. 14). Esse tipo de pensamento é muito frágil e cheio de segurança enganosa (v. 15). O bajulador é tão auto iludido que se algo lhe prejudicou, ele nega que isso aconteceu. De maneira similar, Bildade quer dizer que Jó está negando que Deus o castigou por seus erros (v. 18). Se isso continuar e Jó morrer, ele não será lamentado e outros irão tomar o seu lugar (v. 19). [Deve ter sido doído para Jó escutar isto...]

Para seu crédito, Bildade enfatiza o princípio verdadeiro de que Deus não rejeitará o inocente nem defenderá malfeitores (v. 20). Então, ele dá a entender que o caso de Jó não é sem esperança, pois se ele se arrepender, Deus poderá encher a sua boca com risos e seus lábios com júbilo (v. 21). Quando isso acontecer, os inimigos do Jó ficarão envergonhados e a tenda dos ímpios deixará de existir (v. 22).

Querido Deus,

Ajuda-nos a aprender com as gerações que viveram antes de nós e livra-nos de pessoas que se julgam espertas, mas não demonstram compaixão, como Bildade. Amém

 Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Trad/Adap  JAQ/JDS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...