domingo, 4 de agosto de 2013

Lições de Vida Jó 39


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 39
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Você é especialista? Em qual área teológica, filosófica ou científica você se especializou? O especialista numa determinada área pode saber mais do que muita gente, mesmo assim nenhum especialista é capaz de saber tudo sobre tal área estudada. No entanto, Deus é especialista em tudo. Deus conhece tudo, sabe todos os detalhes sobre tudo o que existe, do visível ao invisível. Em Jó 39 Deus pergunta sobre vários animais a Jó, cuja natureza revela o poder, a sabedoria, o cuidado e as múltiplas obras de Deus. O Criador é o Deus que conhece; o Deus que conhece, sustenta o que criou. Como disse Matthew Henry, “todas estas maravilhosas referências às obras da natureza devem nos ensinar o foco correto das riquezas da sabedoria dAquele que fez e sustenta todas as coisas. A falta de uma visão correta da sabedoria de Deus, que sempre está presente em todas as coisas conduziu Jó a pensar e a falar indignamente da Providência”. Com um amontoado de perguntas Deus está conduzindo Jó para além de seu mundo imediato de sofrimento. Desta forma, Deus apronta seus pensamentos para compreender caminhos mais altaneiros. Deus é especialista em lidar com a aflição dos sofredores. Com tal atitude Ele quer que Jó seja capaz de perdoar seus rudes amigos, se recupere emocionalmente e continue a vida sem amargura ou feridas abertas na alma. Será que você está precisando de uma consulta com Deus ou mesmo um tratamento psicológico depois do sofrimento? Ele é bom nisso!


Você pode ver a vida de outro modo! Deus não criou as coisas aleatoriamente, Ele sabe exatamente o que foi que Ele fez. Além disso, ele respeita a liberdade de escolha dada a Adão ao colocar nome aos animais. Suas perguntas não são sem propósitos ou aleatórias. Em Jó 39 Deus sabe o que pergunta e sabe onde quer chegar. Cada pergunta tem como objetivo levar Jó e o leitor das palavras de Deus à reflexão. Deus levanta perguntas sobre:
1. As cabras monteses (vs. 1-4),
2. O jumento selvagem (vs. 5-8),
3. O boi selvagem (vs. 9-12),
4. O avestruz (vs. 13-18),
5. O cavalo (vs. 19-25), e,
6. O falcão (vs. 26-30).
Parece que Deus está querendo chamar a atenção de Jó e a tua da seguinte forma: “Venha comigo; perceba estas criaturas, aprecie cada uma delas; cada uma tem suas próprias características. Você não as administra, não podes controlá-las! Elas estão, todas, sob o meu controle”. Deus deseja revelar Sua grandiosidade e glória através de Suas obras. Ele quer libertar o sofredor de si mesmo, quer distraí-lo da miséria em que se encontra, ampliar seus horizontes e capacitá-lo a ver a si mesmo em uma nova esfera. Encerro com a indagação de David Atkinson: “Você consegue erguer os olhos do monte de cinzas e ver a glória de Deus em Sua criação?” Leia Jó 39 e veja a vida de forma diferente, como Deus quer que você veja!


Deus não é ou faz o que a mente humana pensa que é ou que deve fazer. Jó achava que existia uma certa crueldade de Deus para com ele, ou que havia sido esquecido; porém, em Jó 39 Deus tenta endireitar a teologia, não só de Jó, mas de todos nós. Se os homens matam os animais, Deus cuida deles. Se os homens exploram os animais, Deus os sustenta. Se os homens se alimentam dos animais, Deus os alimenta. Se Deus cuida e se interessa até pelos animais, por mais insignificantes que sejam, não se importaria com os seres humanos que O temem? Deus revela Sua bondade aos seres humanos mostrando Seu cuidado pelos animais que os auxiliam em suas atividades, ou mesmo em sua alimentação. Jó, inteiramente alheio à criação das criaturas maravilhosas de Deus, é lembrado de sua impotência, fragilidade e limitação como humano. É Deus que provê um ambiente propício para que todos os animais sobrevivam, desde alimento até proteção; não cuidaria Ele dos seres humanos? Não estaria atento as Suas necessidades? Por que os justos sofrem parece não ser o foco das questões de Deus, então não deve ser o foco das questões de Seus filhos! Como o sofrimento pode estar em consonância com um Deus amoroso não é o foco das argumentações de Deus, então, nossa atitude não é focar nestes questionamentos, mas adorar a Deus que sabe o que é melhor para cada um de Seus filhos!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Pedidos de Oração escreva para o email: ministeriodeoracao2009@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...