segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Lições de Vida - Jó 40


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 40 #rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) 

Você é fiel a Deus? Por quê? Você é interesseiro na adoração? Era disso que Satanás acusou Jó. Em Jó 40 é possível ver que o ser humano pode amar a Deus mesmo sem poder contar com Suas bênçãos e dádivas! No final das contas, a única coisa que Satanás conseguiu foi aproximar Jó ainda mais de Seu Criador (v. 5). No entanto, apesar de ter uma noção clara da soberania de Deus, em algumas partes do livro Jó mostrou-se um pouco confuso. Talvez devido a que seus amigos o acusavam e o condenavam o tempo todo alegando que ele tinha pecados escondidos; e, por acreditar em sua inocência, ele chegou a dizer a Deus: “Então, peça contas de minha vida e eu responderei; ouça minha defesa e falarei” (13:22, BV cf. 14:15); Quantos erros e pecados cometi? Mostra-me a minha falta (13:23, NVI). Que ousadia essa de Jó! Todavia só foi Deus começar a fazer-lhe algumas perguntas e Jó disse: “Sou indigno, como posso responder-Te? Ponho a mão sobre a minha boca” (40:4). Há reverência quando se está na presença de Deus que apenas quem percebe Sua majestade e grandiosidade sente. Isso revela que, independente do quanto tenhamos estudado a Bíblia, nosso conhecimento de Deus é sempre parcial – não falso, mas parcial. Devemos aproximar-nos mais dEle, a fim de aprofundarmos mais nosso relacionamento e compromisso. Quanto mais você ler a Bíblia para se aproximar de Deus, mas você se convencerá de que existem muito mais coisas desconhecidas sobre Ele do que as que já conhecemos.

Como reagirias se Deus viesse até você com perguntas? O que você diz sobre Deus te faria ter vergonha dEle? No que diz respeito a sua sabedoria, Jó percebeu que era nada diante da sabedoria de Deus (Jó 40:1-5). Entretanto, para que Jó O conhecesse melhor Deus o confronta pedindo-o que responda todas as perguntas feitas (vs. 1-2). Porém, Jó apenas fez uma humilde confissão: “Eis que sou viu; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca” (vs. 3-5). Segundo Charles R. Swindoll, a resposta de Jó a Deus está divida em três partes que expressa: [1] humildade, [2] alívio e, [3] entrega. “Sou indigno" disse Jó a Deus. Muitos dos que aprenderam os pontos altos da Psicologia irão rejeitar tal resposta. Dirão que devemos ser encorajados a compreender a nossa importância e valor para Deus, e que ocuparemos um lugar significativo neste mundo” (C. R. S). O que posso replicar? perguntou Jó a Deus. “Deus não queria as respostas. Ele sabia as respostas”. Deus queria que ele encontrasse segurança e alívio. Por fim Jó declara: “Ponho a mão na minha boca”. Ele não ousou dizer mais nada. Três lições por Swindoll:
1. Se os caminhos de Deus são mais altos do que os meus, então, o que quer que Ele permita, eu me curvo diante dele em submissão.
2. Se Deus tem pleno controle, então sigo em obediência, qualquer que seja a maneira como dirija os meus passos.
3. Se Deus tem as respostas que me falta, então, sempre que Ele falar, ouço em silêncio.

Juízo e salvação pertence somente a Deus. Deus deixa isso bem claro a Jó e a nós em Jó 40:8-14. No entanto, tudo o que aconteceu a Jó não foi um julgamento de algum erro ou pecado por ele cometido ou negligência de Deus. De forma poética, ilustrativa e metafórica Deus insinuou a Jó na figura do Leviatã e do Beemote que havia um inimigo poderoso por trás de todo o seu sofrimento. Ao leviatã ou dragão se conhece como sendo a serpente antiga que se chama diabo e Satanás (Apocalipse 12:9; 20:2). O nome grego “diabo” significa “o acusador” e “Satanás”, “o adversário”, funções vistas claramente em Jó 1:6. No Antigo Testamento, o dragão é um monstro simbólico que habita no mar e que representa aos poderes inimigos do povo de Deus (Ezequiel 29:3; 32:2). O dragão é tão poderoso que sua morte só se dará por meio da intervenção divina no final dos tempos (Isaías 27:1). O profeta Isaías identifica o dragão como a serpente tortuosa, o leviatã! O salmista escreveu a Deus que esmagaria a cabeça do leviatã como o dragão (Salmo 74). O destino de Satanás inclui ser esmagado na cabeça (Gênesis 3:15; Romanos 16:20). O dragão apocalíptico, Satanás, é o antítipo do Leviatã, o qual será destruído com fogo (Apocalipse 20:12). Quem é fiel a Deus será recompensado, mas quem não for fiel estará ao lado do causador de todo conflito neste mundo, para receber a sentença da infidelidade! Escolha ser fiel, independente das circunstâncias!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...