quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lições de Vida- Jó 42


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 42
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
O livro de Jó revela que Deus não está surdo aos gritos dos oprimidos, aflitos e sofredores. Apesar de as vezes não parecer, Deus está no controle da historia mundial e da vida de cada um que se coloca em Suas poderosas mãos. Então, aplique a tua vida as lições que a Bíblia em Jó 42 te orienta:

1. Ao estar em estado de sofrimento, espere humildemente da parte de Deus uma mudança: Não exija nada de Deus, não proteste contra Deus por causa de teus direitos, não determine a mudança da situação em que vives; pois decretar, exigir, protestar e determinar que Deus mude a tua situação são atitudes arrogantes de quem ainda não entendeu quem é Deus.

2. Mesmo que estejas sofrendo muito por muito tempo, aguarde pacientemente a intervenção divina: Deus sabe o que faz, Jó não foi hipócrita e nem se apostatou ao enfrentar um dos mais terríveis sofrimentos.

3. Em meio ao mais intenso sofrimento, tenha convicção e certeza nas promessas de Deus: Talvez Deus não te dará em dobro o que o inimigo te tirou ou nesta vida a restauração não seja completa; no entanto, tenha certeza que o dia final para o sofrimento humano está anotado na agenda de Deus. Os justos receberão o Céu como herança de sua perseverança.

Deus pode não responder todos os questionamentos humanos, porém, Sua presença faz com que todas as dúvidas humanas desapareçam. Vá imediatamente à presença de Deus!


Impressionante a atitude de um verdadeiro servo de Deus: Veja as atitudes que um verdadeiro cristão deve ter com as pessoas, baseado em Jó 42:

1. Interceda por aqueles que injustamente te acusam: Jó sendo homem íntegro, reto e temente a Deus (Jó 1:1) fez algo nobre e eficaz pelos seus amigos que lhe causaram mais dor que consolo. Jó fez por eles o que eles deveriam ter feito por ele. Jó intercede em oração a Deus pelos amigos. Deus aceita a intercessão de um justo por aqueles que não disseram nada certo com relação a Deus (Jó 42:7-9).

2. Ore por aqueles te prejudicam: Siga as orientações de Deus, interceda e ore humildemente em favor da restauração de seus amigos, como fez Jó. Apresenta-lhes o amor e a misericórdia de um Deus compassivo, misericordioso e cheio de graça.

3. Não vire as costas para os amigos hereges: Ore por aqueles que não entendem a Bíblia e possuem ideias incorretas de Deus. Interceda por pessoas de outras denominações com crenças diferentes das suas; antes, porém, esteja atento às instruções de Deus e do Espírito Santo, pois você pode estar errado.

4. Demonstre amor altruísta pelos outros: Revele o amor de Deus em atos e palavras a todos os que te rodeiam, sejam estes doentes, incrédulos, ateus ou mesmo cristãos.

Se você não vive tais princípios, submetasse a Deus, diga-Lhe que você estava iludido com seu cristianismo, clame por Seu poder transformador e viva a altura do ideal de Deus para você!


O livro de Jó não responde o problema da dor e do sofrimento humano satisfatoriamente. Nem mesmo Deus satisfez essa curiosidade humana em Suas falas. Depois de ler o último capítulo do livro de Jó (42), destaco algumas colocações referentes ao livro feitas por Philip Yancey em seu livro "Perguntas que precisam de respostas":

1. Os capítulos 1 e 2 de Jó revelam um fato importante de forma muito sutil: Deus não causou diretamente os problemas de Jó. Permitiu que acontecessem, mas Satanás foi o agente causador.

2. Em nenhum dos 42 capítulos do livro é sugerido que Deus não tenha poder ou que não seja bom.

3. Jó, decididamente, rejeita a teoria de que o sofrimento sempre vem em resultado ao pecado.

4. Deus não condenou as dúvidas e nem o desespero de Jó, apenas Sua ignorância.

5. Ninguém conhece tudo sobre o sofrimento, somente Deus!

6. Deus nunca fica totalmente em silêncio.
7. Algumas vezes os conselhos cheios de boas intenções prejudicam mais do que ajudam.

8. Deus mudou o foco da questão central: da causa do sofrimento para a reação diante do sofrimento.

9. O sofrimento, no propósito de Deus, pode ser redimido ou usado para um bem maior.

O que você aprendeu do livro de Jó? Não deixe no esquecimento as lições preciosas desse livro!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Um comentário:

  1. Excelente texto!
    é um exemplo de perseverança, lealdade e confiança em Deus.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço - Pr. Aldenir Araújo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...