quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 15

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 15-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Qual é o teu destino? Para onde você está indo? Será que assim como estás chegarás ao Céu? Qual é a mensagem do salmo 15?
Destaco a mensagem deste salmo com aplicação imediata e após a cruz. Seu contexto histórico imediato é a ocasião em que Davi trouxe a arca para o Monte Sião e colocou-a na tenda que armara para isso (II Samuel 6:12-19 e I Crônicas 15-16). E, provavelmente neste contexto que Davi pergunta: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?” Em seguida vem a resposta nos versos 2-5, um padrão muito elevado que tem a ver com o caráter. Da perspectiva do Novo Testamento, após a cruz o salmo 15 tornou-se mais abrangente. O tabernáculo era o lugar de habitação de Deus. O salmo pode ser aplicado à vida na presença de Deus, à vida na igreja (templo) e à vida no Céu, onde Deus habita. A questão é: quem é digno de estar na presença de Deus, adorá-Lo corretamente em Sua Casa e passar a eternidade com Ele no Céu? A igreja de Deus é estrangeira aqui na terra, nosso objetivo é morar com o Senhor para sempre. Porém, nada contaminado ou imundo penetrará no Céu. O caráter do cidadão celestial é descrito no salmo 15. Tabernáculo ou tenda é símbolo da presença de Deus para um peregrino, porque somos peregrinos neste mundo, em direção à Canaã Celestial. Quem segue firme rumo à morada celestial vive a mensagem do salmo 15, revise a tua vida! Será que você está indo mesmo para o Céu?

Como vivem as pessoas aqui na Terra enquanto esperam morar no Céu? O Salmo 15 responde: Confira! Monte Santo se refere ao Monte Sião, onde foi edificado o templo de Jerusalém, a casa de Deus na Palestina, o qual se tornou símbolo da habitação de Deus no Céu, onde foram vistos os 144.000, diante do trono de Deus (Apocalipse 14:1). Nas profecias apocalípticas há perguntas semelhantes às do salmo 15 (veja Joel 2:10-11; Apocalipse 6:17; 7:1-3, 12-17). O tempo do fim será marcado por terríveis calamidades e aumento da imoralidade na sociedade, nem todos os cristãos permanecerão firmes. No entanto, o pobre de espírito que ambiciona a presença permanente de Cristo habitará com Deus quando Jesus voltar com poder em glória e majestade. O humilde de coração cujo mais alto anelo é fazer a vontade de Deus também entrará no Céu. Para estes haverá um selo de proteção; e, aqueles que receberem o selo de Deus nos últimos dias não serão abalados (Salmo 15:6). Estes serão os que alvejarem seu caráter no sangue de Cristo. Estes, e apenas estes, suportarão as pressões e aflições dos últimos dias e irão ao “santo monte” de Deus, desfrutar a companhia de Cristo e de Seus santos anjos no Céu. Pense: Somente quem anda com Deus aqui andará com Ele no Céu! Diga-me que andas com Deus que te direi qual será o teu destino! Você refletirá o comportamento daquele com quem você dedica tempo (vs. 2-6). Ande com Deus e todos saberão!

Tem muita gente iludida, pensando que está indo ao Céu quando, na verdade, está indo ao inferno. Leia o Salmo 15, reflita: Quem morará com Deus? A resposta:

AQUELE QUE:
1. Vive com integridade (v. 2);
2. Pratica a justiça (v. 2);
3. Fala a verdade sempre com amor (v. 2);
4. Despreza o reprovável (v. 4);
5. Respeita os servos de Deus (v. 4);
6. Mantém a palavra mesmo diante de riscos de perdas (v. 4).

AQUELE QUE NÃO:
1. Difama ninguém (v. 3);
2. Faz mal aos outros (v. 3);
3. Calunia seus vizinhos (v. 3);
4. Cobra juros dos cristãos (v. 5);
5. Aceita suborno para testemunhar contra o inocente (v. 5).

Os pecados que mais vão impedir de muita gente entrar no Céu não são os pecados grandes, são os pequenos considerados insignificantes – principalmente o pecado da língua! A verdade, somente quem permite ser revestido da justiça de Cristo, que morre para o Eu, que vai para o Céu morar com Deus. Você vai? Eu vou! Vamos comigo? Então, caia de joelhos e renda-se completamente a Cristo e caminharemos juntos nesta jornada até a morada do Pai!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...