sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 16


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 16-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O pecado é astuto, inerentemente enganoso. Diferente de alguém fraudulento que só deseja te separar de teu dinheiro, o pecado quer te separar do próprio Deus. Por meio de mentiras, te compele a adotar falsa perspectiva de teu relacionamento com Deus. Sabendo desse risco, Davi clamou aos Céus: “Guarda-me, Ó Deus, pois em ti me refugio” (Salmo 16:1). Vida, vida verdadeira de prazer, paz felicidade, incluindo a vida eterna, só é possível quando o ser humano depende inteiramente de Deus. O pecado também é sedutor, ele tenta pôr o ser humano no centro, o qual precisa suprir suas necessidades, satisfazer seu apetite carnal a fim de elevar o orgulho e o egoísmo como se fosse Deus, chamado por muitos tecnicamente de autoestima. Conhecendo a podridão na natureza humana, a alma de Davi “disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti” (v. 2). Para ele, prazer era estar com o povo da igreja, não com incrédulos (v. 3). Então, se você não tem prazer em frequentar à igreja de Cristo, de estar com pecadores que, como você almejam o Céu, fica bem claro que a tua vida espiritual começou a escorregar da fé para a incredulidade. Então, deves tomar decisão de não fazer parte dos que correm atrás de outros deuses (v. 4), nem participar de suas atitudes. A melhor forma de mudar o comportamento é buscar refúgio em Deus, pedir para ser protegido, não apenas dos ataques do mal, mas de seu orgulho, vaidade e egoísmo.

Todos querem viver bem, porém nem todos fazem o que deve ser feito para viver bem. A única forma de viver uma vida que valha a pena, é a que renuncia tudo o que é supérfluo a fim de possuir o que vale a pena. Quais são as coisas supérfluas? Dinheiro, trabalho, emprego, salário, comida, casa, carro, roupas, bens materiais, etc. O que vale à pena? Deus! Entretanto, o espaço que Ele ocupa é todo o coração; se você não elimina tudo o que tem nele, não haverá espaço para Deus. Certa vez, conversando com quem tinha vivido os prazeres do mundo, mas a tudo deixou, até mesmo o conforto, por amor a Deus; perguntei-lhe: Não deve ter sido fácil deixar tantas coisas prazerosas por Deus. A qual ele respondeu: “Deixei somente o que não presta”. Quando você experimenta um relacionamento com Deus, tudo o mais perde o valor. Somente assim, alguém pode dizer como Davi: “Tu, Senhor, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida. Como são boas as bênçãos que me dás! Como são maravilhosas!” (Salmo 16:5-6 [NTLH]). Antes, porém, de chegar ao ponto de dizer tais palavras, é preciso sentir a proteção que há na presença de Deus (v. 1), permitir que Ele seja o teu Senhor (v. 2), participar da companhia de pessoas que O servem (v. 3) e afastar-se de quem não O serve (v. 4). A má companhia rouba a alegria da presença de Deus; ir à igreja, louvá-lO com outras pessoas, enchem o coração de satisfação indescritível.

O erro de muita gente está em ir à igreja para fazer qualquer coisa, menos adorar e louvar a Deus. Quem não coloca a Deus em primeiro lugar durante a semana, jamais entrará na igreja para louvá-lO e adorá-lO de todo coração; então voltará para casa vazio. Quem faz de seu dinheiro o seu Deus (Salmo 16:4) que corre atrás de outras prioridades durante a semana, não entra na igreja para adorar o Deus verdadeiro, e isso já se nota na quantidade de oferta, a qual não paga nenhum dos filmes alugados para assistir sábado à noite, muito menos se iguala à quantidade de Coca-Cola comprada para passar o final de semana. Como terá alguém prazer em Deus assim? É preciso parar e refletir: Somente depois de rever nossas prioridades, e, colocarmos a Deus em primeiro e único lugar em nossa vida que poderemos dizer de coração: “Eu louvo a Deus, o SENHOR, pois Ele é o meu conselheiro, e durante a noite a minha consciência me avisa. Estou certo de que o SENHOR está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar. Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro...” (vs. 7-9 [NTLH]). Seguro em todos os sentidos, até mesmo da morte, pois o poder de Deus é maior que o poder da morte (v. 10). Quem abre mão de tudo para andar com Deus, além de conhecer o caminho que leva à verdadeira vida de prazer, a presença de Deus enche de alegria e traz felicidade ao coração na jornada da vida (v. 11).

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...