sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 9


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 9
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Ninguém gosta de ser julgado, no entanto, todos serão julgados no tribunal divino. No salmo 9 há mensagens aos justos e aos ímpios: Aos justos o salmo revela que o julgamento divino é sempre em favor dos servos de Deus; para os ímpios o salmo revela que o julgamento divino é sempre em favor dos servos de Deus. Ou seja, tanto a um quanto ao outro a mensagem é a mesma; o resultado, porém, é diferente. O justo ouve que Deus obrará em seu favor ao julgar e encherá o coração de alegria diante de tantas injustiças sofridas nas mãos de injustos; já os injustos terão medo, pois além de julgados, serão condenados por praticarem injustiça aos justos. O Juiz é bom ou ruim depende da perspectiva de quem olha, se você anda na justiça de Cristo, Ele é bom; por outro lado, se você anda na própria justiça, você O achará mal. O salmo diz que Deus se assentou no tribunal, julgando justamente (v. 4). Enfatiza que o Senhor reina eternamente, e já preparou o Seu tribunal para julgar (v. 7). E, complementa afirmando que “O Senhor é conhecido pela Sua justiça” (v. 16). Atualmente muitos precisam conhecer o lado justo de Deus; há muitos enfatizando só o Seu amor, bondade e misericórdia; esquecendo-se que Ele é santo, justo e intolerante ao pecado. É por isso que, por fim Ele se levantará sobre a Terra e homem algum prevalecerá contra Ele; aí serão julgadas todas as nações com todos os seus líderes em Sua santa presença (v. 19). Você está preparado?

Deus julga retamente. Ninguém duvidará de quem Ele vindicar e de quem Ele condenar. Se você for vindicado ou condenado tua visão dEle será a mesma: Ele é justo. O salmo 9 mostra que ainda que neste mundo, a vida pareça um emaranhado de injustiças, perversidades e imoralidade, Davi mostra que é possível louvar e alegrar-se em Deus a ponto de saltar de prazer. Isso porque Deus ajuda ao indefeso e pune ao ímpio. O salmo é enfático ao dizer que Ele repreende nações e destrói ímpios, apaga o nome deles para sempre (vs. 5, 18). Deus inquirirá sobre o derramamento de sangue nas guerras, pois não se esquece das atrocidades dos mortais, e nem do clamor dos aflitos (v. 12). As nações cavam as próprias armadilhas e caem nelas: os ímpios se enlaçam nos próprios feitos, e nada poderão fazer para esquivarem-se do reto Juiz e do juízo (vs. 15-16). Claramente o verso 17 diz “Os ímpios serão lançados no inferno todas as nações que se esquecem de Deus”. O que é inferno? Sofrimento eterno? Para onde irão os se esquecem de Deus? O verbo aponta ao futuro, “os ímpios serão”; então não tem um inferno ardendo agora com os ímpios mortos. A palavra inferno vem do Latim inferi (inferior), que vai para baixo, para a cova, sepultura (v. 15). A palavra em hebraico é sheol e se refere ao mundo dos mortos, sepultura. Na NVI o texto foi traduzido assim: “Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus”. O julgamento divino é justo e inquestionável.

Todos nós pecadores estamos destinados à morte por causa de nosso pecado, mas em Cristo todos são destinados à vida. O salmo 9 fala de um Juiz diante dos justos e dos ímpios. Na verdade, neste mundo não existe um justo sequer. Ninguém é perfeito, porém isso não deve ser uma desculpa para permanecer no pecado, pois certamente que assim procerder será condenado. O que fazer então? Primeiramente leia o Salmo 9. O salmo não fala de salvação pelas obras e nem que alguém possa fazer algo para merecer a salvação. Veja que o salmo nos ensina a clamar por justiça no mundo, mas pessoalmente devemos suplicar pela misericórdia de Deus (v. 13) para não ser condenado (vs. 17-20). Além disso, o segredo para evitar a morte, é confiar no nome de Deus (v. 10) em contraste com aqueles que se esquecem dEle (v. 17). Quem confia em Deus perceberá que:
1. Há prazer, alegria e satisfação em depender de Deus para tudo (vs. 1-4);
2. Deus é um alto refúgio para o oprimido; uma fortaleza em tempos de angústia (v. 9);
3. Que Deus nunca se esquece dos que não se esquecem dEle (v. 10).
A salvação é estar ligado a Deus por meio de Jesus Cristo; a perdição está relacionada com o distanciamento de Deus. Nada está ligado com boas ou más obras, mas com aceitação ou rejeição de um compromisso relacional com Deus. Se você quer ser salvo, busque desde já desenvolver um compromisso íntimo com Aquele que te ama, te cuida e quer te salvar!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...