terça-feira, 6 de agosto de 2013

Reavivados por Sua Palavra-Jó 41


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 41
Comentários do Pastor: Koot van Wyk

No Capítulo 39 Deus concluiu sua explicação sobre Sua capacidade de criar uma ampla gama de animais com características peculiares. No capítulo anterior, um animal enorme (Behemoth) foi descrito com características semelhantes a um hipopótamo. Agora, no capítulo 41, um outro animal de grande porte (liwyathan) é apresentado com características que lembram o crocodilo.

Deus pergunta a Jó: 1) Se ele pode arpoar este grande animal. 2) Se ele pode “prender sua língua com uma corda” (v. 1, NVI) [Sabidamente, a língua é a parte mais sensível de um crocodilo]. 3) Se Jó pode colocar uma corda em seu nariz, ou 4) Atravessar sua mandíbula com um gancho (v. 2).

O animal é descrito com características semelhantes a um crocodilo, mas pode simbolizar também um poder maligno, Satanás (ver Is 27.1; Sl 74:14; Ap. 12:7; 13:1). 4) “Você imagina que ele vai implorar misericórdia e dizer palavras amáveis?” (v. 3, NVI) [isto nos lembra as “amáveis” palavras ditas a Eva]. 5) Será que este animal “fará um acordo com você para que o tenha como escravo pelo resto da vida?” (v. 4, NVI) [o pecado é quem faz dos homens escravos do mal que com ele tentam brincar]. 6) Você vai conseguir brincar com ele como um animal de estimação? (v. 5). 7) “Se puser a mão nele, a luta ficará em sua memória” (v. 8, NVI) [Eva tomou o fruto de suas mãos e desde aquele momento a batalha nunca mais cessou].

Deus pergunta, ainda, a Jó: “Não será derrubado aquele que se levanta contra mim?” (v. 10, tradução do original pelo autor). Na batalha cósmica final, a batalha do Senhor, Satanás será finalmente erradicado. Deus ainda diz: “Eu não vou ficar em silêncio acerca dele e de seus ramos” (v. 12, tradução do original pelo autor). Esta pode ser uma alusão aos anjos que seguiram a Satanás e também foram expulsos do céu. Sabemos que Deus agiu e agirá firmemente contra Satanás e seus anjos, a quem liderou enganosamente para a queda (cf. Apoc. 12 e 20).

Cristo é vitorioso. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Nenhuma criatura, semelhante a qualquer animal, é mais forte do que Ele. Como resultado dessa revelação de Deus, Jó declara no capítulo 42:2: “Eu sei que você pode fazer todas as coisas”.

Querido Deus,
Aprendemos que não devemos temer nada fora, ou em torno de nós, mas, sim, o que existe dentro de nós e nos separa de Ti. Sabemos que se Te aceitarmos como Rei dos Reis, compartilharemos da Tua vitória na batalha final contra o mal, a qual porá um fim na história do pecado e dará início a uma eternidade de paz. Conceda-nos o privilégio de estar ao Teu lado hoje e sempre. Amém.

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul

Traduzido e adaptado por JDS/JAQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...