domingo, 1 de setembro de 2013

Lições de vida- Salmos 25


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 25-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Você tem problemas? Quem não tem os seus, não é? Até mesmo alguém piedoso e dedicado a Deus como Davi tinha os seus. Um dos maiores problemas de Davi eram os inimigos, ele sofria perseguição o tempo todo. Aliás, quem quiser viver piedosamente neste mundo certamente incomodará o reino das trevas. Leia o Salmo 25. Reflita comigo. Quando você contempla a Deus, se aproxima dEle pela oração, elava a tua alma perante o Rei do Universo, os problemas diminuem (vs. 1-7). Da angústia, sofrimento e medo Davi exalta e engrandece a Deus (vs. 8-15). Quando teu coração estiver aflito, busque a Deus por meio da oração sincera e até os problemas mais graves se dissiparão como a neblina. A grandiosidade de Deus minimiza os problemas. Esse salmo é um cântico extraordinário que revela a vida de alguém que tem intimidade com Deus. Só sabe o que fazer quando a crise vem quem anda e vive com Deus o tempo todo. Só confia em Deus quem sabe por experiência o que Deus é capaz de fazer e de ensinar. Só espera nEle quem nEle deposita toda a sua vida. Só depende dEle quem sabe o que é ser guiado por Ele. O ser humano que reconhece quem realmente é, quão limitado e falho é, desejará conhecer os caminhos do Senhor. Só quem conhece sua real condição almeja andar nos caminhos de Deus em conformidade com Sua vontade. Só assim um pecador pode ansiar por santidade; de outro jeito, se conforma com sua pecaminosidade.

Cristo morreu e obteve poder de perdoar quem, reconhecendo sua condição degradante e suplica misericórdia e perdão. Nem todo pecado deve ser confessado em público; há casos que se deve ir diretamente a Deus ou só às pessoas a quem teu pecado prejudicou. Davi pediu que Deus não se lembrasse dos pecados da juventude, queria que Ele perdoasse suas transgressões imaturas, infantis e falhas, características de alguém ingênuo (Salmo 25:7); por outro lado, o poeta almejou que Deus se lembrasse dele com base no amor e bondade (v. 7); pois seu pecado era grande (v. 11). Quem ignora a justiça de Deus, vive em pecado; porém, quem reconhece a pecaminosidade diante da santidade do Deus que julgará tudo, apela ao Seu amor e bondade. Graça é olhar para Cristo e pedir que te tire dos problemas que você mesmo causou, da armadilha que você mesmo fez (v. 15). Graça é correr a Deus para que te liberte dos becos sem saída que você mesmo se meteu (vs. 16-17) por causa da ingenuidade (vs. 4-5, 8-9). Graça é suplicar perdão por pecados cometidos contra o Deus santo e justo (vs. 11-12, 18). Graça é estar na desgraça suplicando graça para quem está alheio à graça divina (v. 22). Graça é um presente do Céu concedido àquele que, reconhecendo sua condição, sabe que não merece nada, senão condenação. A graça de Deus é tão antiga quanto o pecado! A graça esteve à disposição dos pecadores do Antigo tanto como do Novo Testamento (v. 6)! Ela está a tua disposição agora!

Deus deixou Sua revelação a um mundo que não se importa com a verdade. Deus teve o capricho de publicar um livro sagrado - A Bíblia, para beneficiar pessoas confusas, perdidas e arruinadas no mundo; entretanto, são poucos os que têm interesse por mensagens tão sublimes! No Salmo 25 Davi é um exemplo de alguém que valoriza, respeita e anseia pela instrução, orientação e revelação divina. Precisamos, como ele, reconhecer que muitas de nossas angústias, sofrimentos e dores são devidas à falta de consulta à revelação de Deus. Precisamos pedir-Lhe que não nos deixe confusos (vs. 1, 20) nesta vida complexa e confusa. Devemos pedir-Lhe que nos indique Seus caminhos e nos ensine Suas veredas (v. 4) a fim de que sermos guardados na integridade e em retidão em nossa jornada (v. 21). Almejemos que Deus nos guie na verdade, pois em conhecê-la há libertação e salvação (v. 5). Necessitamos ser humildes para aprender o caminho que nos leva à vida (v. 9) a fim de que encontremos refúgio deste mundo de injustiça, maldade e morte (vs. 19-20). Dentre tantas coisas a mais importante é o relacionamento com Deus apesar de qualquer coisa. Devemos aprender a esperar nEle (vs. 3, 10, 14, 21), pois Ele sabe o que é melhor para nós. Concluo deixando um texto convidativo à reflexão para o dia inteiro: “O segredo do Senhor é para os que O temem; Ele lhes fará saber a Sua aliança” (v. 14). Medite, reflita e aplique à tua vida o princípio deste verso! Tenha um bom dia e boa semana!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...