quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Lições de vida- Salmos 43


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 43-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Ao enfrentar dificuldades na vida, saiba a quem recorrer e como buscar auxílio. Ao se ver encurralado na vida, saiba que em Deus existe saída, solução e segurança. No Salmo 43, o salmista nos ensina que diante das dificuldades da vida, temos que:

1. Apele a Deus por defesa contra as injúrias de pessoas trapaceiras e perversas que adoram tudo menos ao único que é digno de adoração (vs. 1-2);
2. Suplique a Deus a fim de que Ele renove Sua graça para que haja liberdade para assistir as reuniões solenes no templo/igreja, que é a Sua sagrada casa de encontro com Seus filhos (v. 3);
3. Renove os teus votos perante Deus prometendo melhorar tua atuação em Sua igreja e em Sua obra na Terra (v. 4);
4. Ore até acalmar o vulcão de sentimentos negativos substituindo-os por uma viva esperança e plena confiança em Deus (v. 5).

Desta maneira, o salmista nos ensina a buscar a Deus de verdade quando coisas terríveis de verdade nos assombram. Este Salmo nos motiva a apelar a Deus por meio da fé e da oração como o Juiz, a força, o guia e a fonte de prazer e esperança dos que O buscam de todo coração. Deus é a proteção para os desprotegidos. Ele é o auxílio dos fracos. Ele é a esperança para os desesperados. Ele é a salvação dos perdidos. Busque-O em todo tempo, comece agora e viva mais tranquilo!

Cuidado com o medo, ele rouba sonhos. Ao ser chamado para uma missão ou uma obra específica, o medo pode atrapalhar. Então, como Davi, é preciso buscar a Deus, clamar por Ele a fim de que tenhas forças e coragem para avançar. O Salmo 43 é um clamor contra inimigos. Numa sociedade corrupta é preciso orar para que Deus livre, proteja e afaste dos fraudulentos (vs. 1-2); e que Deus eleve a alma para além da iniquidade da sociedade. É necessário ter, não só personalidade, mas determinação; determinação em fazer o que é certo e justo perante Deus de acordo com Seus princípios. O servo de Deus não deve ser fruto do meio em que vive, deve ser um milagre das mãos de Deus. Os sonhos de Deus devem ser os sonhos dos que O adoram. Os planos divinos devem concretizar-se na Terra através dos instrumentos de Deus, ainda que estes sejam falhos e carregados de traumas, medos e limitações. Davi foi ungido rei, mas antes de reinar, enfrentou muitos problemas, desafios – perseguições ferrenhas. Nem sempre dará tudo certo ao viver os planos de Deus, mas com Deus é possível vencer todas as dificuldades e alcançar vitórias indescritíveis. Deixe Deus influenciar a tua vida, certamente valerá mais a pena se os planos dEle forem executados por ti. Veja que, com Deus não se deve ter medo quando as coisas parecem inexplicáveis. Viva com Deus sem exigir explicações quando você não entender o que Ele está fazendo com você!
Você precisa de Deus mais do que Deus precisa de você. Continuando o clamor do Salmo 42, o salmista revela suas ansiedades pela intervenção de Deus nas frases poéticas do Salmo 43. Especialmente neste Salmo ele quer que a luz e a verdade de Deus o levem a adorar e louvar o soberano Deus e Salvador. Se esse é teu desejo também, atente para estes dois pontos:

1. Quem deseja adorar a Deus estará na contramão de um ambiente mundano onde as pessoas adoram qualquer coisa – inclusive provocar e maltratar o próximo. Então é preciso, antes de tudo, pedir que Deus seja a tua defesa (vs. 1-2);

2. Quem deseja adorar a Deus num ambiente em que as mentes são pluralistas, onde filosofias de todo tipo são aceitas por quase todos, urge pedir a Deus que envie Sua luz e Sua verdade revelada – a Bíblia – para conduzir-te e guiar-te a Sua santa presença (vs. 3-5).

Davi está longe de sua pátria, está longe de Sua igreja e está longe de Deus no início deste salmo. Porém, ao orar Ele vai se aproximando de Deus e suas aflições se transformam em esperança. Suas súplicas se tornam em cânticos ao expressar confiança em Deus mesmo em face dos perigos da vida. Só quem ora o suficiente e, de forma eficiente, sabe o efeito da oração no coração de um suplicante. Só quem ora com o coração e a alma voltada a Deus completamente pode se levantar das lutas da vida com a seguinte frase nos lábios: “Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus”.
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...