terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lições de Vida- Salmos 48


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 48-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
­­ Ou você adora a Deus ou adora a qualquer deus inventado pela criatividade humana. No entanto, o único Deus que é digno de todo louvor é o Deus verdadeiro, que criou o mundo, as pessoas e as condições para a vida neste Planeta. A quem você adora? Como você adora? Está correta essa atitude? Leia o Salmo 48 a fim de examinar algumas lições de vida importantes para o reavivamento espiritual e reforma na adoração. Este Salmo se divide em três partes: A introdução convida a ver a honra do Senhor e a honra da cidade em que se cultua a Deus (vs. 1-3); a seguir, os versos revelam a reverência, medo, fuga e destruição daqueles que se opõem a Deus (vs. 4-7); e, a parte final exalta a cidade de Deus e a soberania eterna dEle (vs. 8-14). Toda adoração verdadeira começa em Deus e termina nEle. Este Salmo é um louvor ao verdadeiro Deus, mas sua mensagem secundária visa louvar Jerusalém como um tipo da manifestação visível do Seu reino. Assim, as palavras poéticas descrevem como Deus com o Seu amor eterno protege e preserva soberanamente o lugar em que habita os adoradores. Motivado por Seu amor infinito Ele nos fez, Ele nos protege e nos preserva com vida, Ele se aproxima de nós e nos deu Seu Filho para nos libertar do pecado, a fim de que aguardemos a Jerusalém celestial. Lá o adoraremos para sempre! Porém, para adorarmos a Deus lá temos de adorá-Lo primeiro aqui, e, ainda corretamente!

A propensão natural para adorar é tão universal quanto é a noção de que existe um Deus. As pessoas têm uma forte inclinação inerentemente natural para a adoração. Entretanto, nem toda adoração é válida para se dirigir ao único digno de todo louvor. Para adorar a Deus em espírito e em verdade “não podemos depender da forma ou mecanismo externo. O que precisamos é da vivificadora influência do Espírito Santo de Deus” (Testemunhos para Ministros, pág. 512). O Salmo 48 revela a nós quem é o Deus que merece adoração sincera, reverente e completa:
1. O Deus que merece adoração é grande, Ele é digno de louvor (v. 1).
2. O Deus que merece adoração cuida, protege e sustenta a cidade dos adoradores (vs. 3-7).
3. O Deus que merece adoração é o que torna segura a cidade de adoradores (v. 08).
4. O Deus que merece adoração é o que executa julgamento justo (vs. 10-11).
5. O Deus que merece adoração é o Deus que guia e orienta aos adoradores (v. 14).
Que Deus é esse? É o único Deus que age, ama e se envolve com os adoradores na Terra; ou seja, é o único Deus vivo, soberano e majestoso, o Criador. Aliás, esse Deus é o único Deus verdadeiro que verdadeiramente merece não só a nossa adoração, mas a adoração por parte de toda a humanidade. “Sem o temor a Deus, o homem não é homem; é uma besta. A religião é um requisito tão indispensável como a razão para completar o homem” (Charnock’s Works). Você, adore hoje o dia inteiro Àquele que é o único digno de adoração!

Jerusalém é a cidade onde o Filho de Deus foi condenado por nossos pecados. Esta cidade deveria ter sido o centro da adoração verdadeira ao verdadeiro Deus. Ali o amor divino foi demonstrado em cada ato de sacrifício de Cristo, desde Suas impactantes palavras até a Sua agonizante morte na cruz. Um olhar escatológico às palavras do Salmo 48 percebe-se que pela atitude das pessoas ao ocorrido com o Filho de Deus em Jerusalém, as nações serão julgadas. Nas palavras de M. F. Unger “Jerusalém é tida como a capital da terra na Era do Reino, 1-3 (cf. Is 2.1-5). As nações são julgadas, 4-7, e o reino se firma, 8-14 (cf. Mq 4.1-10; Zc 14.9-21)”. Embora estas profecias não se cumpriram devido a que os adoradores de Jerusalém rejeitaram e crucificaram o Filho de Deus, o Apocalipse ampliou tais profecias revelando que independente do comportamento humano em relação a Jesus, Suas palavras se cumprirão. Assim, com base nas profecias do Novo Testamento haverá um grupo de adoradores do mundo todo na Nova Jerusalém adorando e louvando para sempre a Deus que deu Seu filho para morrer em Jerusalém por amor a nós. Quem não se render a Ele verá, juntamente com o mundo pecaminoso a Cidade Santa repousando sobre o monte Sião e os verdadeiros adoradores dentro dela. Isso porque, não participar da adoração a Deus aqui na Terra é uma tolice tão grande como negar Sua existência. Vamos adorá-Lo, vamos cultuá-Lo na igreja e onde quer que estejamos.
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...