terça-feira, 8 de outubro de 2013

Exortação à confiança


Lições de Vida
Exortação à confiança
Leia na Bíblia- Salmos 62
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Agitação, correria, trabalho e contas; essa é a vida das pessoas modernas. O cansaço físico e mental caracteriza o contínuo viver do esgotado ser humano dos dias atuais. Tendo tudo a sua disposição, a insatisfação é maior nos dias de hoje do que foi no passado. O coração sente que há um vazio, um abismo sem fim que nada preenche. Todavia, alguns poucos indivíduos, encontram o caminho da paz e do descanso. O problema é que existe apenas uma opção, a verdade é que não existiria nenhuma forma de encontrar descanso e alívio para a alma se não fosse Deus por meio do plano da redenção em Cristo Jesus. Problema maior é quando as pessoas querem provar de tudo, para confirmar que tudo não preenche nada, a não ser Jesus, o Filho de Deus entregue ao mundo para pagar o preço de nosso resgate do pecado. Só quem O aceita viver para honrar e glorificar a Deus pode expressar-se como Davi assim: “A minha alma encontra descanso somente em Deus; dele vem a minha salvação” (Salmo 62:1). Quatro características marcam àqueles que se rendem a Deus e nEle encontram descanso e alívio para a alma aflita. Veja o verso 2:
1. Não há segurança maior e melhor que estar firmado em Deus: Só Ele é minha Rocha;
2. Não há outro meio de se ver livre da perdição no pecado a não ser por Deus: Só Ele é minha salvação;
3. Não há proteção tão certa diante do caos da vida mundana como o cuidado de Deus: Só Ele é minha defesa; e,
4. Não há outro meio de vencer e permanecer inabalável do que ligado a Deus: Só nEle jamais serei abalado.
Quem tem a Deus como Sua rocha segura e Sua salvação e quem O busca como Sua defesa diária jamais será abalado. Busque-O agora mesmo e não O deixe durante o dia inteiro e serás bem sucedido!

Pecado destrói a alma, aflige o coração e abala as emoções. O pecado leva o indivíduo ao caos da perdição. Perdido o coração fica angustiado, sem achar o caminho da paz, do amor e da satisfação da alma. O Salmo 62 revela-nos que além da salvação vir de Deus, Ele mesmo é a salvação para os incapazes de se encontrar e de encontrar o caminho da restauração (vs. 1-2). Os ímpios perdidos no pecado só pensam no mal, na destruição, e arruinar a vida alheia tanto quanto a sua; ao invés de procurar a solução certa, perdidos na moralidade e no verdadeiro conceito de vida prazerosa, eles pensam em prejudicar o próximo; para isso, os perversos gostam de mentir, caluniam, são hipócritas (vs. 3-4). A maioria das pessoas vive sem Deus, até aqueles que acham que estão em Deus estão iludidas, pois ao invés de pensar na salvação do próximo constantemente provocam a destruição de seus irmãos. Esse é o mundo real em que eu e você vivemos, inclusive dentro da igreja – pois o joio está presente ali e estará até Jesus voltar. Satanás e suas hostes estão buscando instrumentos para afligir ao povo de Deus; porém, a alma que espera em Deus terá a Ele por defesa e jamais será abalado; essa mensagem é enfatizada várias vezes no Salmo (vs. 2, 5-7). Enquanto os ímpios buscam prazer e segurança nas coisas passageiras e incertas desta vida, os sábios encontram prazer e segurança no Deus que protege, liberta e salva. Onde está focada a tua vida, nas coisas deste mundo ou em Deus?

Não deixe tua alma perturbada e atribulada, não deixe teu coração preso no emaranhado da ansiedade, preocupação e amarrado aos pecados que provocam destruição própria e dos outros, principalmente de tua família. Leia o Salmo 62, estude com afinco cada uma de suas partes, cada verso. A mensagem deste Salmo deve te fazer colocar tua vida em ordem, assim ela deixará o caos e a desordem (vs. 1-7). A fim de provar proteção, segurança e paz é preciso priorizar o autor da vida e do amor: Deus (v. 12). Aqueles que confiam em si mesmo, em suas habilidades e nas coisas deste mundo, sejam bens materiais ou riquezas (dinheiro), não passam de um sopro, são levados pelas emoções mais ruins diante de situações quem nem precisariam preocupar-se (v. 9). Os que facilmente conseguem as coisas através de sua esperteza, a qual a Bíblia jamais elogia, mas a chama de furtar (roubar), não tem esperança além da morte, a qual pode vir a qualquer momento: essa é a única certeza deles (vs. 10-12). A verdade é que o poder pertence a Deus, Ele cuida dos que dependem dEle, Ele é quem retribui a “cada um segundo a sua obra”. Se você depende de qualquer coisa, mas ignora a Deus, teu futuro é incerto e você será abalado diante de qualquer coisa. Porém, se você confia em Deus, teu futuro está em Suas poderosas mãos e nem a morte irá te abalar. Confie em Deus agora mesmo e jamais tire sua confiança dEle. Assim, desejo que tenhas um bom dia em Sua presença!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...