domingo, 27 de outubro de 2013

Exortação a louvor e obediência-Sl 81


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 81
Exortação a louvor e obediência
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Asafe faz um convite para você celebrar a Deus no Salmo 81. Não celebrar de qualquer jeito; pois, a ideia de que para Deus qualquer coisa serve, não cabe na mente do salmista. Se os cantores mundanos que cantam perversidades e imoralidades para pessoas imperfeitas, ensaiam tanto, quanto mais deveria ser feito a Deus! Então, o convite inspirado é para cantar a Deus com alegria; para isso, deve-se fazer uso dos recursos disponíveis. O louvor deve ser inspirado nos salmos, acompanhado de diversos instrumentos musicais (vs. 1-4) em todos os dias de culto. O salmista vai além do mero cantar; ele nos faz pensar em nosso relacionamento com Deus a fim de que o louvor não seja apenas uma cerimônia religiosa desprovida de significado, mas uma motivação que brota do coração pela redenção operada por Deus (vs. 5-12). O próprio Deus revela que anseia que Seu povo O ouça, pois Ele gosta de ouvir aqueles que O ouvem. Entretanto, se você não tem ouvido a Deus é importante que saibas que ainda não é tarde para arrepender-se das coisas que te impedem de estar mais perto dEle. Ele espera o momento de tua confissão sincera. Da mesma maneira que Israel foi liberto da escravidão do Egito, Deus pode te libertar do pecado, da letargia espiritual e da hipocrisia. Basta ouvi-Lo, Ele te abençoaria mais e você teria maiores motivos para louvá-Lo (vs. 13-16). Certamente a tua vida seria bem melhor se você fosse mais sincero ao cantar hinos a Deus! Experimente!

Se o ditado popular “quem canta seus males espanta” está correto; então, “louvar a Deus atrai grandes bênçãos”. O Salmo 81 inicia com um convite ao leitor a cantar alegres louvores a Deus, fazendo uso até de instrumentos musicais para aumentar a exultação. Porém, como cantar alegremente e com sinceridade sem sentir essa alegria e felicidade de verdade? É impossível ter verdadeiras razões para celebrar mesmo após a conversão sem relacionamento contínuo com Deus, sem ouvir-Lhe a voz e sem experimentar os frutos satisfatórios da comunhão (vs. 5-16). Após tantas tentativas frustradas aos que vivem apenas rituais religiosos ou a formalidade na religião (vs. 8, 11), Deus deixa Seu povo entregue à teimosia de seus caprichos, a fim de que sigam suas próprias vontades. Tais pessoas deveriam prestar atenção quando Deus diz: Se meu povo tão somente me ouvisse, se andasse nos meus caminhos, eu resolveria suas dificuldades, o protegeria dos adversários, o sustentaria e o saciaria entre os que Me odeiam (vs. 13-16). A teimosia diante de Deus é pior que a teimosia diante das pessoas, pois torna em hipocrisia o louvor e a religião. Você é teimoso(a)? Se sim, então mude de atitude a fim de que experimentes ricas bênçãos e exalte o nome de Deus através de alegres louvores. Não permita que a teimosia espiritual te prive das bênçãos celestiais, as quais te motivarão a celebrar a Deus alegremente!

No Salmo 81, você é convidado a cantar alegremente a Deus (vs. 1-2); mas pergunto: Você canta o suficiente e o faz com alegria? Por que ao cantar a Deus parece que as pessoas estão tristes, sem motivação e sem vigor, em contraste com os cantores do mundo? Por que parece que os mundanos, que caminham para o inferno, cantam mais animados num show à noite inteira e os que creem terem sido libertos do pecado têm dificuldades de louvar a Deus com entusiasmo e alegria nem por meia hora? A verdade é que, quem não tem prazer em ouvir a Deus não terá prazer em cantar a Ele (v. 8, 11). Quem não tem comunhão com Deus não terá motivação para render-Lhe glórias! Quem não está disposto a seguir Seus mandamentos não terá o coração disposto a louvar com entusiasmo (vs. 3-4). Às pessoas assim, que fazem como bem lhes parece, sem dar ouvidos Àquele que liberta, livra e salva, é deixada por Deus a andarem segundo os seus próprios entendimentos, os quais os levam a ruína (vs. 7, 13-14). Mas, aqueles que dão ouvidos aos mandamentos de Deus, à Sua voz e se relacionam verdadeiramente com Ele têm grandes motivos de sobejos para louvar, adorar e exaltar ao Senhor (13-16); por isso, Deus, tristemente, diz: “Se o meu povo tão-somente me ouvisse...”. Aqueles que não querem dar ouvidos a Deus é porque pensam que sabem mais do Ele. Você já imaginou se você ouvisse mais a Deus? Certamente você cantaria mais a Ele! É na submissão a Deus e no ato de ouvir-Lhe à voz que reside a vitória sobre o inimigo atroz. Obtenha vitórias ouvindo mais a voz de Deus através de Sua Palavra!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...