terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fortaleça a Tua fé- Salmos 83


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 83
Fortaleça a Tua Fé
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Terrorismos, vandalismos, imoralidades, perversidades, angústias e opressões políticas e religiosas, familiares e de supostos amigos tem causado distúrbios na paz, harmonia e felicidade na tentativa de destruir o caminho do bem, do amor e da verdade. O Salmo 83 abre sua mensagem sugerindo uma oração devido ao silencio de Deus, porém encerra pedindo Sua intervenção sobrenatural a fim de que todas as nações se envergonhem e pereçam; mas antes, porém, que saibam que o Altíssimo reina sobre toda a Terra. A verdade é que sempre na história do povo de Deus houve inimigos cruéis e astutos que conspiraram contra sua existência (vs. 1-8). Profeticamente, as dez nações descritas no salmo apontam para a totalidade das nações mundiais que se unirão contra o povo de Deus no tempo do fim, já que esta confederação não consta na história do antigo Israel conforme descrita no Salmo. Diante de uma conspiração descomunal no tempo do fim contra o remanescente de Deus, cabe muito bem as palavras de Martilho Lutero referentes a Jesus que “voltará no último dia com grande poder e gloriosa majestade, e com o exército completo de anjos... Será um juízo glorioso e uma majestade indescritível com todos os anjos presentes e Ele no meio”. Nesse dia os que queriam aniquilar o povo de Deus serão aniquilados pelo próprio Deus (vs. 9-18). O tempo de posicionar-se ao lado de Deus é hoje!


Às vezes, Deus parece em silêncio. No entanto, o Salmo 83 apela a mim e a você a ter fé na Sua existência apesar da situação. A crer que Ele age poderosamente ainda que as forças do mal pareçam mais atuantes. Uma história ilustra tais fatos: Durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, algumas pessoas pobres e perseguidas se refugiaram numa caverna escura e fria. Depois de terem abandonado aquele lugar medonho, achou-se inscrito numa das paredes: “CREIO NO SOL, MESMO QUE ELE NÃO BRILHE. CREIO EM DEUS, MESMO QUE ELE ESTEJA EM SILÊNCIO. CREIO NO AMOR, MESMO QUE ELE ESTEJA OCULTO”. Asafe, o salmista, nos desperta a orar quando pensamos ou sentimos que Deus está ausente, embora Ele esteja sempre presente! No Salmo, aprendemos a buscar por ajuda do alto, não por autoajuda. Asafe descreve a brutalidade dos inimigos do povo de Deus e suplica ao Altíssimo que se mostre Soberano “sobre toda a terra” (v. 18). Historicamente, inimigos de Deus sempre se uniram dispostos a destruir o Seu povo, a fim de que o nome que está acima de todo nome seja exterminado da Terra (vs. 1-8). Então, como profeticamente se fala de um ecumenismo, o qual unirá a todas as nações contra o grupo de crentes fieis, é importante começar a orar pelo Armagedom (vs. 9-18); o qual é a intervenção divina que trará plena libertação ao remanescente fiel no tempo do fim (Joel 2:1-11). Ainda que no presente Deus pareça em silêncio, Ele silenciará a todos os que O incitam tocando os preciosos membros de Sua igreja! Reaviva a tua fé ainda que pareça que Deus não esteja em ação.

O fim do grande conflito visa mais a restauração do nome de Deus do que o povo de Deus. Entretanto, o fato é que a fim de vindicar o Seu sagrado e santo nome, Deus terá de restaurar o Seu povo. É por isso que a salvação não tem nada de mérito ou méritos humanos, mas Deus faz isso por amor de Seu nome; todavia, como Deus é amor, por amor também restaurará o Seu povo. O Salmo 83 menciona três vezes a palavra “nome”. Uma em relação a Israel e duas ao “nome do SENHOR”. A primeira, embora cite Israel, o fato de destruir esse povo naquela época tinha a ver com a destruição do nome do SENHOR. No entanto, o povo de Deus, almeja que Ele reivindique Seu caráter e deseja contribuir com isso. Então, ele ora pedindo que encham-se de vergonha a face dos inimigos de Deus, a fim de que busquem o nome do Senhor (v. 16). Caso não o façam, oram para que confundam-se e assombrem-se perpetuamente; envergonham-se e pereçam, para que saibam que Deus, a quem pertence o nome do Senhor, é o Altíssimo sobre toda a Terra (vs. 17-18). Deus não deixará inimigos destruir Seu povo porque Ele não quer que Seu nome seja destruído da face da Terra; do contrário, Satanás faria festa e cantaria vitória. Deus preza pelo povo que honra e valoriza Seu santo nome. Você quer fazer parte deste povo louvando agora e honrando durante todo o dia o nome de teu Deus?

Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...