domingo, 6 de outubro de 2013

Oração em tempo de guerra


Lições de Vida
Oração em tempo de guerra
Leia na Bíblia- Salmos 60
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A vida tem tantas complicações devido ao pecado e egoísmo humano. A guerra é fruto do ódio, ambição e arrogância do coração pervertido. Quem não tem o amor divino regendo seu coração tem o amor próprio regendo suas mais terríveis motivações. Quem assim procede é solitário, sempre quer ter razão a qualquer custo em tudo o que declara; briga com tudo e com todos, promove a guerra com o mundo. O Salmo 60 é uma oração em tempo de guerra, o qual nos ensina que as pessoas consagradas que se dedicam verdadeiramente à orar realizam mais em prol do mundo que os que guerreiam, lutam e brigam. Se a vida social está piorando ao invés de melhorar, é devido a que está havendo mais guerras, lutas e brigas do que oração da parte dos cristãos. O fato é que, como declarou Ellen G. White, ao orar a Deus em nome de Cristo “Satanás não suporta que se apele para Seu poderoso rival, pois teme e treme diante de Sua força e majestade. Ao som da fervorosa oração todo exército de Satanás treme. Ele continua a chamar legiões de anjos maus para conseguir seu fim. E quando os anjos todo poderosos, revestido com a armadura celeste, chegam em auxílio da fraca e perseguida pessoa, o inimigo e seus anjos recuam, sabendo muito bem que sua batalha está perdida”. O que falta à humanidade é mais fervorosas orações, a fim de que haja mais paz na família, no trabalho, no lazer, no esporte, na igreja, nas cidades, nos países e no mundo.

É preciso aprender a viver tanto na prosperidade como na adversidade. Baseado na guerra descrita em I Coríntios 19:6-19 Davi começa o Salmo 60 com um tom pessimista, mas o encerra com clamor de vitória. Ele ora para saber de Deus, por que rejeitou a Seu povo; então sua visão foi modificada e passou a clamar a Deus para que o capacitasse a vencer as nações com quem guerreava. Aquele que expressou sua dor e a dor do povo a Deus e O questionou por dispersar os habitantes na terra, de ter sido muito duro e de ter rejeitado o povo; mudou seu ponto de vista com a oração (vs. 1-4, 10-12). Por isso, o salmo termina com súplicas, baseadas nas promessas de Deus, a fim de que Ele lhe dê a vitória (vs. 5-12). A oração muda a visão de quem ora. Quem se dedica a orar neste mundo, passa a ver as coisas como Deus vê. Orar muda a visão, revela a solução e guia a ação. O objetivo do salmo é pedagógico. Como o papel dos levitas era ensinar o povo, usavam a música para esse fim; assim, por meio das palavras melodiosas do salmo 60 estimulavam as pessoas a confiarem em Deus e a louvar-Lhe pela vitória concedida. Tem muita gente precisando orar, a fim de olhar para a vida por um ângulo diferente, para agir com mais confiança, menos reclamações e mais atitudes positivas. Deus quer te ensinar a viver; você está a fim de aprender com Ele?

Ao louvar, Davi revela que quem confia em Deus, pode fazer mais do que cantar e Ele. Pois, quem ora e age em defesa da verdade faz até proezas em nome do Senhor. O Salmo 60 deve ser considerado por todo aquele que deseja aperfeiçoar sua intimidade e confiança em Deus. As situações permitidas por Ele devem incentivar a extrair lições de vida, um aprendizado que jamais deve ser esquecido. O povo que fora esquecido por Deus deveria reconhecer seu esquecimento de Deus. Os pecados das pessoas não só as afastam de Deus, mas as conduzem às derrotas, fracassos e destruições. A disciplina divina sempre visa à cura das feridas. Reatar a relação com Deus sempre trará restauração e transformação. Agir com Deus é sinônimo de fazer proezas. A conclusão do Salmo diz que “em Deus faremos proezas, porque Ele mesmo calca aos pés os nossos adversários”. Deus prometeu e deu a terra a Israel; prometeu e cumpriu a promessa de repartir a cidade de Siquém, que é no monte de Efraim; deu vitória ao Seu povo no vale de Sucote (v. 6). A Deus toda nação Lhe pertente. De Judá Deus fez vir o cetro, o legislador maior, Cristo (v. 7) para reger todo o Universo. Deus deu vitorias a Israel sobre os moabitas, tornando-os servos; simbolizados pelas bacias de lavar (v. 08) A verdade é que Deus é gracioso, Ele faz proezas por pecadores, ainda que estes não sejam o que Ele espera (vs. 9-11). Enfim, quem reconhece a justiça divina num passado fracassado, deve esperar em Sua misericórdia no futuro a fim de que haja vitórias.
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...