sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pedido de Ajuda- Salmos 79


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 79
Pedido de Ajuda
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Socorro! Preciso de ajuda! Deve ser o clamor de toda pessoa. Porém, infelizmente por considerar-se forte e hábil demais para depender de Deus, a maioria da humanidade – até mesmo pessoas dentre o povo de Deus, decide andar pelos próprios caminhos e seguir suas próprias vontades, desprezando interesses do Salvador. O Salmo 79 é um exemplo do que acontece se não sossegar na presença protetora de Deus, pensando saber lidar com a vida à sua própria maneira com base na própria capacidade. O Salmo anterior (78) é um alerta, a qual não sendo atendida, leva à destruição! No Salmo 79, após considerar o sofrimento, a dor e a destruição da cidade, do templo e a mortandade (vs. 1-7), Asafe intercedeu pelo povo evocando a misericórdia, a ajuda, a libertação e o perdão com base no amor de Deus (vs. 8-12). O último verso da oração do salmista é a atitude que todos deveriam tomar antes da desgraça chegar; porém mesmo na desgraça de afastar-se da graça, é possível confiar na misericórdia de Deus, encher o coração de esperança, suplicar ajuda, perdão e libertação e por fim decidir ser fiel, submisso e devoto a Deus como um rebanho a Seu pastor, de geração em geração. É preciso que por mais orgulhosos que sejamos, reconheçamos com franqueza nossa fraqueza e clamemos diariamente a Deus: “Socorro, preciso de ajuda!” Pois só vale a pena ter a Jesus como Pastor sendo uma ovelha submissa de Seu rebanho!

Pecado destrói. Pecado mata. Antes que ele acabe com você, acabe com ele. Pecado não perdoa; mas Deus perdoa, não o pecado, mas o pecador. Abra a tua Bíblia no Salmo 79 e peça que o Espírito Santo te ajude a abrir a mente e o coração para a verdade tão ignorada que o pecado arruína tudo. Se tua vida está arruinada, é porque você se afastou de Deus. Jerusalém está arruinada, o Templo destruído e, o povo chacinado por causa da invasão de pagãos que não conhecem a Deus. Há dor e sofrimento diante de tanta morte. A dor e a angústia nem sempre são de arrependimento, mas por perder a terra, ter a cidade destruída e o Templo invadido por ímpios (vs. 1-3). O fato da herança de Deus não ter dado ouvido à Sua voz no Salmo 78, o povo que deveria ser honrado ouve a voz de escárnio de seus vizinhos no Salmo 79. Tem muita gente que arma suas próprias ciladas, cria seus próprios problemas, arruína a própria vida e depois acha que Deus tem que fazer alguma coisa para consertar toda a desgraça por não tê-lO dado atenção. Eu acho que Deus é muito bom, compassivo demais, perdoador ao extremo. Só Ele mesmo para tolerar tanta rebeldia, ingratidão e indiferença de nossa parte e nossas acusações a Ele por não termos feito o dever de casa: buscá-Lo todos os dias o dia todo! Ainda bem que eu não sou Deus, do contrário não deixaria vivo nem a mim mesmo. É por isso e, por muitos outros atributos, que Ele merece a nossa sincera e total devoção. Adore-O e louve-O sempre!

A aflição, a dor e a angústia são pedagogos da oração. Têm cristãos que quando está tudo bem não oram bem, precisam passar por momentos maus para dedicarem bem à oração. Se não fossem necessários momentos difíceis para que Seus filhos orassem mais, certamente Deus não permitiria o sofrimento; mas, como Ele tem filho que só se volta a Ele quando perde alguma coisa, ou sofre algum dano, então Ele permite. Entre os escombros da cidade de Jerusalém e do templo, os que sobraram lamentaram o caos resultante da invasão dos ímpios - esse é contexto do Salmo 79. A lição é clara: Quando as cidades são decretadas “estado de calamidade pública”, ou “estado de emergência”, devido a catástrofes naturais ou qualquer outra coisa, muita gente que nem se lembrava de Deus dobra seus joelhos em oração. O pior é que inicialmente Deus é questionado; mas, enfim, no fim da oração o pecado é reconhecido. Asafe, estende sua alma a Deus em prol, primeiro de justiça contra os inimigos de Israel (vs. 6-7, 12); então, em prol do povo infiel (vs. 5, 8-10). Ele pede perdão coletivo, ajuda sobrenatural e vingança ao Seu povo. No verso 9 há um pedido de salvação, reconhecendo que Deus é o único que pode interver e libertar infratores, desobedientes e indiferentes. Há esperança para mim e para ti. No desespero, corra à única fonte de esperança. Ao pecar, fuja das consequências para Àquele que assume o lugar do pecador e morre em seu lugar: O Messias, nosso Salvador!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...