quarta-feira, 2 de outubro de 2013

RPSP- Salmos 56-Comentários


Reavivados por Sua Palavra #rpsp
Leitura Bíblica  - Salmos 56
Comentários: Garth Bainbridge
As palavras “Em Deus eu confio” ["In God we trust"], baseadas no versículo 11 do Salmo 56, são familiares a todos os residentes dos Estados Unidos, pois encontram-se estampadas nas cédulas e moedas americanas. Essas palavras apareceram pela primeira vez em moedas dos EUA em 1864, durante a Guerra Civil Americana, para expressar a crença de que Deus iria ajudá-los a obterem de volta a paz.

 Davi passou por sentimentos semelhantes quando corria novamente perigo de morte diante de seus inimigos. De acordo com o título, o Salmo foi escrito enquanto ele estava se escondendo de Saul entre alguns filisteus amigos, sendo que estes eram tradicionais inimigos de Israel. O plano não deu certo e ele retornou a Judá e se escondeu na caverna de Adulão. Mas as ameaças de Saul eram reais e prolongadas. Por três vezes (v. 1, 2 e 5) Davi afirma que o comportamento agressivo de seus atacantes durou "o dia todo", como se não houvesse fim à vista. Ele suplica a ajuda de Deus. "Deixarás escapar essa gente tão perversa? Na tua ira, ó Deus, derruba as nações" (v. 7, NVI). Isto seria uma prova para ele de que Deus realmente estava do seu lado. "Com isso saberei que Deus está a meu favor" (v. 9, NVI).

 Em meio a essa turbulência Davi diz três coisas que nos encorajam e confortam ao sentirmos que o mundo inteiro está contra nós.

Primeiro, ele expressa a sua total confiança em Deus, apesar das circunstâncias contrárias. "Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?" (v. 3-4). Paulo usa uma expressão semelhante, "Se Deus é por nós, quem será contra nós?", em uma série de perguntas que culminam na declaração de que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:31-39).

 Em segundo lugar, Davi pede a Deus: "Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?" (v. 8). Deus toma nota dos nossos sofrimentos, cada dor que sentimos dói em seu próprio coração. Ele é especialmente tocado pelos sofrimentos de Seus filhos quando atacados por pessoas que se sentem incomodadas simplesmente pela presença de pessoas boas.

 A terceira expressão de esperança proferida por Davi é a seguinte: "Pois me livraste da morte e aos meus pés de tropeçar, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos" (v. 13, NVI). Jesus aplicou essas palavras para aqueles que O seguem : "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida"(João 8:12, NVI). Não importa o que aconteça com a gente neste mundo onde o sofrimento e o perigo são inevitáveis, e onde a morte parece dar a última palavra, Jesus nos garante que se o seguirmos nós nunca, nunca andaremos em trevas, mas teremos a luz da vida.

 Garth Bainbridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...