sábado, 5 de outubro de 2013

Súplica por libertação

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 59
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Orar faz tão bem que até altera os sentimentos e anseios do coração. Orar eleva a alma, inspira o coração e fortalece a fé. Orar não muda a Deus, Ele não precisa mudar; orar muda o ser humano, não externamente, mas internamente. O Salmo 59 é uma oração que remove os sentimentos negativos e substitui-os por positivos. Medo, angústia, aflição, preocupação e ansiedade são trocados por esperança, paz, convicção, serenidade e felicidade na vida de quem ora. A oração é um clamor do coração Àquele que entende as lágrimas em qualquer situação. A oração é um abrir do coração àquele que tem toda e qualquer solução. A oração é o meio pelo qual o desesperado se aproxima do Deus que tem palavras de esperança nos dias de aflição. A oração é a religação de uma relação obstruída por causa do pecado em ação. O Salmo em consideração tem a ver com a ocasião em que Saul enviara à casa de Davi homens para prendê-lo sem nenhuma explicação. Ele pede livramento das forças de Saul (vs. 1-4); pediu que Deus fosse ver a maldade dos opressores em contraste com a sua inocência (vs. 4-9). Os inimigos são comparados a cães famintos uivando em volta da cidade (vs. 6-7, 14-15). Diante desta cena, Davi declara que Deus é o forte refúgio (vs. 8, 16). O ato de orar implica em tirar a atenção dos problemas e focar em Deus, então quem ora passa a ver as coisas como Deus vê.

A vingança não pertence aos pecadores, falhos e capazes de agir apenas com justiça parcial. Todo injustiçado deveria buscar refúgio, proteção e forças em Deus para lidar com situações dolorosas, aflitivas e tensas como Davi enfrentou no contexto do Salmo 59. Quem confia em Deus, como Davi confiou, verá que Deus remove o medo, a preocupação e a ansiedade quando se inclina diante dEle para orar. Nesse Salmo Davi revela que, a oração faz aquele que ora depender da força sobrenatural de Deus, e, não das próprias forças dos próprios braços carnais, fracos; por isso, mesmo nos momentos críticos é possível cantar, louvar e adorar ao Salvador (vs. 9, 16-17). É possível cantar do amor de Deus diante do terror do inimigo ou das pressões dos perversos, pois ao orar se enxerga que em breve Deus julgará a todos e os malvados serão condenados e destruídos a fim de que os justos sejam libertos e salvos (vs. 10-13). Deus desce para vingar-se das pessoas cruéis a fim de responder a própria indagação dos impenitentes e rebeldes que zombeteiramente perguntam àqueles que sofrem em suas mãos: “Quem ouve?” A resposta? Deus mesmo dará! Ele revelará aos malfeitores ignorantes que Ele é quem ouve, e, não só isso; por ouvi-los, Ele irá julgá-los e condená-los por causa da arrogância deles. Se não querem crer agora, não demora eles saberão que Deus reina em toda parte, até os confins da Terra (v. 13). É melhor se render a Ele agora, sem mais demora!

Do desespero à esperança, do medo à confiança; aquele que se lança nos braços de Deus como Davi, levantará de sua oração com uma mensagem de louvor confiante no Deus que renova a aliança. Você é convidado de Deus para meditar no Salmo 59 e, daquelas palavras inspiradas, extrair lições das verdades ali apresentadas. Da fraqueza à força, da insegurança à fortaleza, aqueles que em Deus se refugia a sua alma alivia nos momentos de tristezas. Só assim, nos momentos de dor e de clamor, é possível transformar tal experiência em adoração e louvor (vs. 9, 16-17). Não importa a densidade das trevas noturnas, quem espera em Deus espera um amanhecer de luz em que se louvará a Ele por ter sido refúgio nas horas mais escuras da vida. O Salmo encerra com a ideia de que, não importa o que aconteça do lado de fora, dentro das mãos divinas há proteção em face da angústia. O amor de Deus motiva a elevar louvores aos Céus, pois o Senhor é o alto refúgio. Deve ficar bem claro que estas experiências só tem aquele que conhece a Deus e o tem como seu Senhor e Rei, Àquele que é o centro de tudo e o primeiro em todo tempo. Encerro com as palavras de Berridge: “Todo declínio espiritual começa com a negligência da oração. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela”. Ah! Se as pessoas soubessem quão bom é orar, certamente elas orariam muito mais!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...