segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A misericórdia de Deus- Salmos 103

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 103

A misericórdia de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você sabia que à parte da misericórdia divina, nenhuma alma sobreviveria? A fragilidade humana é revelada no Salmo 103, onde a vida é comparada a erva – provavelmente florindo brilhantemente por pouco tempo e de repente desaparece. Porém, a misericórdia divina nunca desvanece. Exatamente por isso que o salmista começa e termina seu louvor dizendo: “Bendize, o minha alma, ao Senhor” (v. 1-2, 22). Saiba por que tudo o que há em ti deve bendizer ao Senhor:
1. Deus é perdoador: Ele perdoa todas as tuas transgressões, iniquidades e pecados (vs. 3, 10, 12).
2. Deus é Médico dos médicos: Ele cura todas as tuas feridas e sara tuas doenças (v. 3).
3. Deus é redentor: Ele redime tua vida da perdição devido aos teus pecados (v. 4).
4. Deus é benfeitor: Ele enche a tua boca de bens (v. 5).
5. Deus é Juiz: Ele faz justiça a todos os injustiçados (vs. 6-7).
6. Deus é disciplinador: Ainda que Ele se ire com teus erros, Sua repreensão visa à correção (v. 9).
7. Deus é Pai: Ele se compadece dos que O temem como um pai tem compaixão de seus filhos (vs. 8, 13).
8. Deus é Criador: Por Ele ter te criado, sabe como é a tua estrutura: frágil como a erva e volátil como o pó (vs. 14-15).
9. Deus é misericordioso, fiel e amoroso: Seu amor é de eternidade a eternidade aos que se aliam a Ele de verdade (vs. 17-18).
10. Deus é Rei dos reis: Do Céu Ele reina sobre tudo e sobre todos (v. 19-22).
Por causa destas dez maravilhosas revelações sobre Deus é que estes 22 versos poéticos são considerados os mais belos de todos os Salmos. Faça como o salmista, permita que a tua alma renda ações de graças pela infinita graça e misericórdia do Deus que conserva tua vida.

Você sabe mensurar a largura, a altura ou a profundidade do amor de Deus por você? Os astrônomos conhecem a amplitude do espaço sideral? Os cientistas medem o espaço por anos-luz (a distância que a luz percorre em um ano, a velocidade de 300.000 km por segundo), mas como medir o amor de Deus que é maior que o Universo? Veja o imensurável sentimento de Deus por ti no Salmo 103 de três perspectivas:
1. Altitude incomensurável: Assim como não se pode medir a altura do Céu sobre a Terra, a misericórdia de Deus pelos pecadores é impossível mensurar (v. 11); ainda que sejamos ingratos e indiferentes a esse amor ou tenhamos atitude limitada a esse amor infinito (vs. 6-10).
2. Largura incalculável: Assim quanto está tão distante o oriente do ocidente, o perdão oferecido por Deus afasta os pecados daqueles que os confessam a Ele (v. 12), ainda que sejamos pecadores relapsos diante das Suas infinitas bênçãos de restauração, redenção e salvação (vs. 1-5).
3. Profundidade inalcançável: O amor de Deus, além de ser de eternidade a eternidade, do Céu ele alcança a Terra com sua compaixão que vai além da comparação da que um pai tem pelo filho (v. 13); ainda que Deus saiba de que nossa estrutura é frágil, Ele preza por aqueles que se lembram dos Seus mandamentos para os cumprirem (vs. 14-18).
A este Deus que ama incondicionalmente e é Quem estabeleceu Seu trono nos Céus, o Qual reina sobre tudo para beneficio de todos bendizei constantemente. Que cada pessoa, de todo lugar, bendiga juntamente com os anjos (vs. 19-22) Seu amor, compaixão e Sua misericórdia por todos! Aleluia! Saiba que o louvor que inspira a alma é o louvor inspirado: Os Salmos!

Misericórdia, todos querem para si, mas não desejam aos outros. Ainda que a misericórdia divina esteja à disposição de todos, apenas alguns poucos a experimentam em sua plenitude. O Salmo 103 não deixa dúvidas quanto a essa verdade: Os que se lembram dos mandamentos de Deus são especialmente contemplados com Sua misericórdia, a qual é assegurada especialmente àqueles que amam e guardam aos mandamentos de Deus, os quais se encontram em Êxodo 20:3-17. Se você reconheceu teu pecado, peça perdão; e, ao perceber que tuas transgressões são perdoadas, que tuas doenças são curadas, que da escravidão do pecado fostes resgatado e por isso você teve teu status alterado, passando a pertencer ao reino de Deus e um convidado ao banquete celestial, tua alma deve exultar de louvor e ações de graças. Ao olhar para a cruz, e entender que Jesus morreu para te libertar, te fará meditar em teu comportamento. A verdadeira compreensão do quanto custou a tua salvação, te dará nova percepção do terrível caráter do pecado; e, então confessarás cada um deles. Estes pecados serão lançados para tão longe de ti como dista o oriente do ocidente; assim, serás salvo pela graça de Deus e de Cristo. Ore a Deus: “Senhor, salva-me! Por Jesus, amém”.



Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...