quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Nossa Segurança-Salmos 91


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 91
Nossa Segurança
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A maior necessidade humana é de segurança. Não é tanto o dinheiro que as pessoas querem, é que ter dinheiro é considerado por muitos como segurança. As pessoas querem casa porque aparentemente encontram ali segurança, proteção e amparo. E assim vai... No entanto, não é plano de saúde, seguro de vida ou qualquer coisa que seja neste mundo que dará a verdadeira segurança que a alma tanto almeja. Ao ler o Salmo 91, você perceberá que sem Deus, nenhum lugar, nenhuma pessoa, nada é seguro. É preciso estar à sombra de Deus (vs. 1), ou seja, onde Deus está. A certeza nas palavras do salmista deve te motivar a abandonar qualquer sistema de segurança duvidosa: “Se fizeres do Senhor [não do Salmo um amuleto] o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará a tua tenda [casa, lar, etc.]” (vs. 9-10). Por quê? Porque os que temem a Deus pertencem a Ele; pois, terão poderosos anjos dos Céus protegendo e sustentando para que não se machuquem na jornada em direção às altas moradas nas mansões celestiais, a casa do Pai (vs. 11-16). Assim será o futuro de quem anda com Deus; enquanto que os que ignoram a Deus não encontrarão segurança em nenhum lugar no dia do juízo (vs. 7-8). Aceite hoje a Salvação a fim de que na vinda de Cristo participes da plenitude da Redenção (v. 16).

O que é amuleto? É um objeto que alguém usa por superstição, atribuindo-lhe poder de proteção contra má sorte, doenças, acidentes, etc. Há quem utilize o Salmo 91 como amuleto em viagens, em casa e no trabalho (há Bíblias abertas nas empresas no Salmo 91); porém, a mensagem inerente ao próprio texto é bem clara que ele não deve ser usado como amuleto. Veja à introdução:
1. Aquele que [decisão de fazer algo] habita no esconderijo do Altíssimo [se refugia em Deus], descansará à sombra do Onipotente [encontrará paz e descanso].
2. Aquele que diz do Deus verdadeiro que Ele é: a) Seu refúgio, b) sua fortaleza, c) o seu Deus [sua prioridade], e, d) deposita nEle toda a confiança; este sim será liberto do laço do passarinheiro, da peste perniciosa... enfim, receberá as bênçãos descritas no Salmo inteiro.
Disse Jesus que no mundo os cristãos verdadeiros passariam por tribulações (João 16:33) e enfrentariam ódio e perseguições (Daniel 12:1; Apocalipse 13 e 14). Tendo em vista tais profecias, é possível ver o Salmo 91 num contexto apocalíptico. No tempo do fim, marcado pelo sofrimento e angústia, causados pela opressão dos inimigos, sob as sete últimas pragas, descritas em Apocalipse 16, os fieis terão a proteção de Deus e dos anjos do Céu, quando reivindicarem as promessas bíblicas (Salmo 91:3-13). Nesse tempo, de angústia histórica inigualável, Cristo dirá de quem andou com Ele: “Porque ele me ama, diz o Senhor, Eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, pois conhece meu nome. Ele me invocará, e eu Lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei e o glorificarei. Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei a minha Salvação” (vs. 14-16). Assim começará a vida eterna no Céu: Isso é o auge da salvação, a maior de toda esperança!

Por que o Salmo 91 é tão apreciado? O que há de tão especial nele? Na verdade, alguns nem sabem; tornou-se tradição conhecê-lo. Leia todo o Salmo com atenção e depois continue lendo esta mensagem. Veja a ênfase deste Salmo nas seguintes palavras: Esconderijo, sombra, refúgio, fortaleza, asas e penas, escudo e broquel, habitação, etc. Proteção, segurança, estabilidade, confiança, certeza, casa, enfim, tudo isso é o que todo mundo quer. O problema é que as pessoas não querem compromisso com Aquele que é dono de tudo e pode todas as coisas. As pessoas não querem estar o tempo todo à sombra de Deus, não querem refugiar-se nEe (v. 1). As pessoas, em seu íntimo não querem dizer a Deus que Ele é tudo: Refúgio, fortaleza, o primeiro e o centro da vida e Sua total confiança (v. 2). Exatamente por isso que este mundo não oferece nenhuma segurança: as pessoas se matam, roubam, exploram, humilham para ter alguma coisa para tentar proteger-se; entretanto, aqueles que seguem os passos dos primeiros versos do Salmo, recebem a recompensa dos que amam a Deus (vs. 9-16). No fim, antes dos salvos subirem ao Céu, haverá distinção entre os que não amaram a Deus e os que amaram (vs. 7-8). A verdade é que vale a pena amar a Deus (vs. 3-6). Portanto, ore a Deus: “Senhor, quero me refugiar em Tua presença e nunca mais sair dali. Quero Te amar de verdade. Em nome de Jesus, amém!”
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...