domingo, 24 de novembro de 2013

RPSP-Salmos 109

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 109
Comentários de: Ioan Campian
Este Salmo é dirigido para “Deus, a quem louvo” (v. 1 NVI), e se encerra com o compromisso de louvá-Lo: “Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios.” (v. 30a NVI). Ele mostra Davi, o seu autor, cercado por inimigos que disparam calúnias contra ele, distorcendo qualquer senso de justiça: “Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio” (v. 5 NVI).

Dos versos 6 ao 20 Davi deixa de se referir aos seus inimigos, no plural, e se expressa como se tivesse um só inimigo, abrindo as comportas de seus sentimentos amargos, pedindo que a maldade deste inimigo receba o justo castigo.

Em vários momentos deste Salmo somos atingidos pela violência da linguagem e queremos saber o que está acontecendo. As palavras são fortes o suficiente para serem citadas por Pedro em sua aplicação contundente a Judas: ” ‘Fique deserta a sua morada’; e ‘não haja quem nela habite’ ” (Atos 1:20 ARA, citando  Sl 109:8).

Algumas observações nos ajudarão a entender melhor essas passagens.

1) A severidade da linguagem deve ser entendida no contexto do tempo em que o salmo foi escrito. A vida não tinha valor algum e os homens e as mulheres eram brutalmente assassinados por nada. Em vez de depender de sua espada, Davi pede que Deus intervenha e pronuncie um julgamento sobre os malfeitores. Ele não se envolve em retaliação.

2) Palavras como “ímpios” ou “falsos” e “acusador ” (v. 2 e 6, NVI) nos fazem lembrar de Satanás, o inimigo original de Deus e de seus filhos, o iniciador do mal e do pecado no universo. Deus não é passivo quando confrontado pela injustiça e opressão. Por isso Seus filhos devem ter a mesma atitude para com o mal.

3) Ao mesmo tempo, este Salmo é uma lição prática de como devemos tratar com nossas emoções negativas, com a amargura que às vezes nos domina, mesmo que não nos demos conta disso. O grande autor cristão C. S. Lewis diz que devemos perdoar nosso irmão setenta vezes sete o mesmo erro e não 490 erros diferentes. Davi fala com Deus sobre suas emoções negativas e pede que Ele se manifeste e intervenha. Esta é a sua razão para voltar-se para Deus com toda a confiança: “Mas tu, Senhor Deus, age por mim, por amor do Teu nome; livra-me, porque é grande a Tua misericórdia.” (v. 21).

Querido Deus,
Ajude-nos quando nos virmos cercados por inimigos ou quando nossas almas forem engolidas pela tristeza. Buscamos-Te em plena confiança de que estás ao lado “dos necessitados, para livrá-los daqueles que querem condená-los” (v. 31 NIV). Nossos corações louvam a Ti, somente. Amém .
Ioan Campian – Tatar
Romênia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...