quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RPSP- Salmos 113

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 112
Comentários de: Ioan Campian

“Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras” (Marcos 14:26 ARA). Quando revemos nos evangelhos o que aconteceu na noite da traição de Cristo, nos deparamos com esse relato que menciona Jesus e os discípulos cantando um hino. Esse detalhe fala de forma muito eloquente sobre a atitude de Jesus quando confrontado com a crise mais difícil e esmagadora. Como este Salmo é parte do chamado Hallel (louvor, cantado na Páscoa), é possível pensar que estes foram exatamente os versos cantados por Jesus com seus discípulos antes de irem para o Getsêmani.

O Salmo começa com vários convites para louvar (v. 1-3) e termina com a mesma expressão: “Aleluia!” (ou: “Louvado seja o Senhor”, v. 1 e 9). O objeto de louvor é o nome do Senhor (mencionado três vezes nos primeiros três versos). Este é o nome usado por Deus para fazer-se conhecido (Êxodo 3:16, 6:7) e exalta a aliança que Deus iniciou com o Seu povo.

Adorar a Deus não deve ser limitado pelo tempo e pelo espaço, mas deve estender-se a toda a terra, “do nascente ao poente” (v. 3 NVI) e continuar “desde agora e para sempre” (v. 2 NVI).

A razão para louvar a Deus é a Sua grandeza. “O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória” (v. 4 NVI). O que temos aqui, descrito em linguagem poética, é expresso por teólogos como sendo a noção da transcendência divina. Ele é o Criador, a Fonte e o Preservador da vida, o Soberano absoluto de todo o universo.

Para convencer-nos de Seu amor, o Senhor se dispôs a descer, assumir a existência humana, e tornar-se “semelhante aos homens” (Fp 2:7 NVI).

“Levanta do pó o necessitado” (v. 7), expressa o sentimento das canções de Ana (1Sm 1:11) e Maria (Lc 1:48,52), que podem se tornar a nossa própria canção quando percebemos que Deus está conosco em cada novo dia, mesmo quando rodeados de perigos, e permanece fiel à Sua promessa: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20 NVI).

Querido Deus,

Temos a necessidade de conhecê-Lo melhor. Por favor expulse qualquer vestígio de dúvida de nossos corações. Dá-nos o poder e a coragem de louvá-Lo hoje, apesar de todas as circunstâncias adversas pelas quais possamos estar passando. Amém.

Ioan Campian – Tartar

Romênia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...