sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Súplica e Confiança-Salmos 86


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 86
Súplica e Confiança
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Ninguém procura ser infeliz. Nenhuma pessoa em sã consciência procura o caminho da infelicidade, da tristeza e da aflição; porém, mesmo assim, tantas pessoas trilham por tais caminhos. Quão bom seria se cada um abrisse hoje a sua Bíblia e lesse atentamente o Salmo 86! A verdade é que a sede por felicidade, alegria e satisfação deve levar à fonte certa. Muitas pessoas que cometem suicídio o fazem por acreditar que a dor que sentirá do outro lado da sepultura será menor que a dor do momento. Que ilusão! A fonte certa para a felicidade é Deus (vs. 1-4); Ele perdoa, ama, ouve a oração e atente aquele que clama (vs. 5-10). Ensina, molda o coração, livra, protege, julga, compadece, salva, etc., àqueles que suplicam por Ele (vs. 11-17). Nos tempos hedonistas em que vivemos, temos ateus, judeus, muçulmanos e até cristãos atrás de entretenimentos para minimizar a dor e maximizar o prazer. Não há prazer maior que sentir o amor de Deus, ver Suas maravilhas, louvá-Lo e glorifica-Lo por Seu grande amor, experimentar Sua compaixão e viver em Sua maravilhosa graça, depender dEle e ser por Ele consolado. Nada no mundo, nenhum prazer no Planeta se compara ao prazer da presença de Deus. Tem gente que nunca experimentou esse prazer; não sei qual é o teu caso, mas sei que hoje você pode ter uma prazerosa experiência com Deus! Basta querer e clamar!

O grande motivo pelo qual tantas pessoas estão tão ocupadas, sem tempo para nada, é porque estão concentradas demasiadamente em si mesmas. Se o coração está desprovido de alegria, paz, vigor e felicidade é por não estar focado mais intensamente em Deus. O Salmo 86 é uma súplica de Davi, o qual revela que, quem realmente quer alegrar e restaurar a alma não deve estar ocupado demais para buscar a Deus. A ideia de muitos é que ao tornar-se crente termina uma vida de prazeres e emoções, sendo que o contrário é que é verdade. A teologia deste Salmo apresenta que:
1. Deus é bom e perdoador, ouve ao miserável pecador com bondade (v. 5);
2. Deus atende a oração pelos problemas de pecadores, indignos e aflitos (vs. 6-7);
3. Deus é incomparável entre todos em Seus maravilhosos feitos (v. 8, 11);
4. Deus teria de ser glorificado e honrado coletivamente por todas as nações (v. 9);
5. Deus é especialista em operar milagres quando humanos chegam ao limite (v. 10);
6. Deus merece ser adorado por cada pessoa individualmente (v. 12);
7. Deus liberta da morte e salva do pecado porque Ele ama profundamente (v. 13);
8. Deus é misericordioso e compassivo com os pobres necessitados (vs. 1, 17).
Uma vida espiritual bem sucedida não garante que todas as orações serão atendidas, mas certamente serão ouvidas; uma vida com Deus não significa isenção de sofrimento e frustrações, mas plenitude de satisfação e paz. A maior evidência de maturidade espiritual está no fato de alegrarmos em Deus independente das circunstâncias.

Algumas de nossas maiores bênção são as orações não respondidas. É impossível desenvolver perseverança na oração se elas fossem respondidas imediatamente assim que oramos. Para que haja um íntimo relacionamento com Deus, é imprescindível um tempo de espera, reflexão, análise e meditação. Veja a mensagem do Salmo 86. A oração que Deus demora a responder gera dependência dEle por parte do pecador. Ainda que as respostas de nossas orações não sejam como ou quando queremos, Deus se inclina para nos ouvir (v. 1-2). Quando a alegria da presença de Deus inunda o nosso coração, vivemos além das tristezas, ansiedades, preocupações e angústias; é por isso que toda pessoa que crê piamente nisso diz com o salmista: “Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo o dia todo. Alegra a alma de teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma. Tu, ó Senhor, és bom e pronto a perdoar, e abundante em amor a todos os que te invocam” (vs. 3-5). Deus satisfaz àqueles que O invocam de uma forma que não se compara com nenhum outro prazer no mundo. É por causa de Sua presença que o salmista ora no dia da angústia (vs. 6-7), pede que Ele o ensine a viver (vs. 10-11), promete louvá-Lo e glorificá-Lo de todo coração (vs. 12-13). Deus é compassivo e gracioso do Antigo ao Novo Testamento (vs. 14-17). Louve a esse Deus!
Heber Toth Armí

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Um comentário:

  1. CONFIAR EM DEUS É ESTÁ PLENO DE PAZ E CONFIANÇA..LOUVADO SEJA DEUS PARA TODO SEMPRE SEJA LOUVADO.AMÉM JESUS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...