quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Consolo para os que choram-Salmos 126


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 126
Consolo para os que choram
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
O Salmo 126 nos ensina a extrair lições de vida do passado: Temos uma história de restauração a contar, um passado de glória a agradecer (vs. 1-3): A história do povo de Israel tanto quanto a história do cristianismo, estão marcadas com terríveis desafios, exílios e martírios – 70 anos no cativeiro // 1260 anos de perseguição (Apocalipse 12:6, 14). A história do remanescente de Israel tanto quanto do remanescente do cristianismo está repleta da intervenção miraculosa de Deus – libertação do cativeiro // libertação da opressão papal em 1798. Assim, a intervenção de Deus na história de Seu povo é bem muito bem superior do que as mais altas de nossas expectativas. A ação de Deus gera um magnífico reconhecimento sincero nas pessoas. “Ao recapitular a nossa história passada, havendo percorrido todos os passos de nosso progresso até ao nosso estado atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Quando vejo o que Deus tem executado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado” (Mensagens Escolhidas, Vol. 3, pág. 162).


O Salmo 126 nos ensina a extrair lições de vida do presente: Temos um presente desafiador, um presente de crise a enfrentar (v. 4): Depois de passada a euforia da vibração da libertação miraculosa de Deus, muitos estão apáticos, ociosos, e mornos (Apocalipse 3:14-21), mas não devemos desanimar; devemos buscar um reavivamento espiritual que redunde em reforma da vida cristã. Como no deserto árido do Neguebe Deus mandava a chuva para transformá-lo num jardim florido, devemos clamar a Deus pelas torrenciais chuvas do Espírito Santo como fez o salmista. Assim, ainda que as glórias do passado não sejam garantias de vitórias no presente, elas são medidas mínimas do que Deus pode fazer em nossa vida infrutífera nos dias atuais. Embora a igreja esteja vivendo uma mornidão espiritual não é tempo de reclamação, mas de clamor, fervor e consagração suplicando mais da intervenção de Deus em nossa vida. “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades” (Mensagens Escolhidas, Vol. 1, pág. 121).

O Salmo 126 nos ensina a extrair lições de vida para o futuro: Temos uma expectativa para o futuro que deve nos conduzir a fazer grandes investimentos (vs. 5-6). O futuro parece incerto para o debilitado povo de Deus, mas ao consagrar-se adquire uma visão expectante de um futuro glorioso. O futuro que Deus promete ao Seu povo é de sucesso, alegria e vitória, mas é preciso unir as forças para sair, espalhar a boa semente para voltar com braçadas de grandes bênçãos. Desta forma, precisa haver semeadura antes da colheita, pois jamais haverá colheita no futuro sem semeadura no presente. Precisa semear muito a ponto de derramar lágrimas em meio aos desafios do presente a fim de obter uma alegre colheita farta e abundante. Saiba mais, acesse:




Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...