sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Felicidade no Lar- Salmos 128

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 128
Temor de Deus e felicidade no Lar
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Tem muita gente com a vida estragada, arruinada, acabada. Já na flor da idade, a juventude já está com a vida detonada e com seu futuro destruído. Tristezas, amarguras, frustrações e lágrimas são as únicas coisas que restam. O que fazer? O segredo para não viver um inverno, mas uma farta colheita de alegria na velhice é seguir os princípios de sabedoria do Salmo 128:
1. Temer sempre ao Senhor, pois o pai de família que assim proceder prosperará e terá êxito em todas as atividades (vs. 1-2);
2. Temer sempre ao senhor, pois seguir aos princípios divinos no lar farão com que toda a família contribua à prosperidade do lar em todos os aspectos (v. 3);
3. Temer sempre ao Senhor, pois assim os pais serão abençoado para ver o desenvolvimento e crescimento da família (vs. 4-6);
4. Temer sempre ao Senhor, pois só assim os avós terão o privilégio de ter filhos e netos que darão a alegria de ver a influência positiva que exerceu na sociedade (vs. 5-6).
Siga cada um destes pontos a fim de que vivas para ver os filhos de teus filhos promovendo a paz e a prosperidade na tua cidade. Não perca tempo com os estágios do pecado, da imoralidade e da vida sem compromisso. Invista teu tempo em Deus a fim de que sejas moldado por Ele para viver os planos dEle, pois Ele sabe o que precisa numa família para ser bem-sucedida. Deus é o inventor da família!

Um provérbio judaico diz: “Para os ignorantes, a velhice é o inverno; mas para os sábios, é a colheita”. Infelizmente, na atualidade a velhice é vista mais como um inverno do que colheita. Uma das causas é que os véus das noivas estão cada vez mais longos e os casamentos cada vez mais curtos; há ênfase na festa sem investimento no relacionamento. Se você prefere a colheita antes que o inverno, preste atenção às sábias palavras do Salmo 128. Alguns consideram este Salmo uma sequência do Salmo 127, pois ambos apresentam juntos os quatro estágios da família bem sucedida:
1. Primeiro estágio: A festa, o início do casamento, a formação do lar (Salmo 127:1-2).
2. Segundo estágio: A chegada dos filhos, a formação da família (Salmo 127:3-5).
3. O terceiro estágio: A saída dos filhos, o amadurecimento da família (Salmo 128:1-4).
4. O quarto estágio: A chegada dos netos, a colheita de alegria (Salmo 128:5-6).
Em cada um dos quatro estágios, o que importa é temer ao Senhor. Somente pais que temem ao Senhor verdadeiramente terão filhos e netos que também temam ao Senhor. Consequentemente isso encherá o lar e a sociedade de tão grande felicidade que impressionará outras famílias da cidade. Invista em relacionamentos que fazem dos pequenos instantes, grandes momentos. Seja sábio, saiba viver com sabedoria cada um destes quatro estágios! Saiba ser feliz!

Reflita em cada palavra a fim de que sejas impactado. No verso 3 a imagem da videira simboliza o fruto do ventre: os filhos são como as ramas da videira; a imagem dos filhos como plantas de oliveira à roda da mesa simboliza a juventude e o vigor dos filhos, unidos e em harmonia. A esposa, como a vinha, é uma planta terna que precisa de cuidados, mas se for bem tratada produzirá bons frutos. Os filhos ao redor da mesa são bênçãos aos pais e recebem bênçãos da companhia e conversa dos pais que temem a Deus (diferente daqueles que se reúnem para falar mal da igreja e de seus líderes, que consequentemente verão seus filhos se afastarem do caminho de Deus). Ver filhos constituindo famílias, os netos em famílias bem estruturadas não tem nada que se compare, são momentos extraordinários, inesquecíveis daqueles que temem ao Senhor (vs. 1-2, 4-6). Tais palavras não se veem cumprindo muito hoje em dia, mas não é impossível encontrar família como o Salmo descreve. Ou seja, a tua família pode experimentar cada uma das palavras do Salmo. Clame a Deus por isso: “Senhor Deus, sei que não é fácil viver estas promessas numa sociedade cheia de imoralidade. Mas quero aprender a viver em Tua companhia para ter o privilégio de ver cumpridas estas palavras em minha vida. Quero a Tua presença em minha presença. Amém!”


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...