sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Louvores a Deus- Salmos 135


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 135
Louvores a Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
O Deus Criador que rege ao mundo com Seu poder e que age em prol de Seu povo, é o único digno de adoração. No Salmo 135 a convocação do Salmista é para que toda a humanidade adore, não a qualquer coisa e nem de qualquer jeito, como muitos fazem. Todos devem adorar (vs. 1-4) e louvar somente Aquele que está acima da natureza e a controla (vs. 5-7), que redime, salva e dá herança aos adoradores (vs. 8-18), que é maior e bem superior a todos os deuses criados por mãos humanas ou inventados pela criatividade pervertida de pecadores (vs. 19-21). Ídolos, imagens de esculturas, mesmo sendo personagens que fizeram grandes coisas em nome de Deus, estando eles mortos ou vivos, não são dignos de veneração, louvor ou adoração como é o nosso Deus. Louve ao Senhor, Teu Criador e Salvador. Não adore as obras de pecadores. Santos, santas, objetos sagrados não merecem nada além de nosso respeito. Nem mesmo veneração! Só Deus merece adoração! Dê a Ele o que Ele merece, pois Ele já te deu e continua te dando tantas coisas que você nem merece!

Por que adorar? A quem adorar? Quais as razões para louvar ao Senhor? Estas e outras perguntas têm suas respostas no Salmo 135. Veja:
1. Quem deve adorar ao único Deus verdadeiro? Vários versos do Salmo deixa claro que toda a humanidade deve adorar e louvar ao Deus da Bíblia, especialmente aqueles que ministram no Templo (vs. 1-2, 19-21).
2. Por que todos devem adorar a Deus? Por duas importantes razões: Primeira, por Sua singularidade: Deus é grandioso (vs. 3, 5), Soberano (v. 6), Criador e mantenedor do Universo (v. 7). Segunda, por Seus poderosos feitos: Deus escolheu Israel como povo peculiar (v. 4), libertou-o do cativeiro (vs. 8-9), acabou com os idólatras e pagãos de Canaã para dar a terra deles como herança ao Seu povo (vs. 10-12), revelando amor e compaixão por Israel (vs. 13-14).
3. Por que adorar exclusivamente a Deus? Porque adorar a qualquer outra coisa é adoração desfocada e falsa. Mesmo sendo objetos de ouro ou prata, são feitos por mãos humanas (v. 15); são criados, não criadores (v. 18); podem até ter o formato da boca, de olhos, ouvidos e nariz, mas não falam, nem enxergam, nem escutam e nem cheiram (vs. 16-17). O que eles fazem? Nada!
Só Deus é poderoso e age para salvar o frágil e fraco pecador! Por isso Ele é digno de todo louvor!

Incentivo e censura. Orientação e exortação. Convite e apelo. Aceitação e rejeição. Tudo isso compreende a maravilhosa composição poética, inspirada e revelada pelo Espírito Santo ao salmista que escreveu as belas palavras do Salmo 135. Este Salmo, com seus dezoito versos incentiva, orienta e convida a você e a mim com todos os moradores de toda a terra e aqueles que ministram no Templo a aceitar a Deus como Senhor e a louvá-lO por ser nosso Criador e Salvador (vs. 1-12). Em contrapartida, este mesmo Salmo censura, exorta e apela a rejeitar a tudo que não seja Deus como objeto de adoração, louvor e veneração alegando insensatez daqueles que adoram o que o autor do Salmo denomina ídolos, ou imagens sem vida (vs. 15-18). Você e eu devemos tomar uma atitude depois de considerar com atenção e oração cada palavra e frase desta inspirada composição. Não há meio termo, não há três opções. Deixe Deus falar a tua alma por meio deste Salmo. Em atitude de reverência ore a Deus e então levante-se para louvá-lO, adorá-lO e honrá-lO com todo teu coração em todas as áreas de tua vida! Diga-Lhe: “Senhor Deus do Universo, Criador dos Céus e da Terra, autor da salvação e poderoso em obras em prol de Seu povo; quero render-Te louvores somente a Ti. Te agradeço pelas palavras de incentivo, orientação tanto quanto Te sou grato pelas palavras de censura e exortação no Salmo 135. Em nome de Jesus, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...