domingo, 19 de janeiro de 2014

A oração é o canal -Provérbios 15


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 15
A oração é o canal 
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A vida religiosa de muita gente é um beco sem saída. A ruína é marca de orações vazias. A vida religiosa sem obediência a Deus perde totalmente a sua essência. Leia Provérbios 15 e tire tuas próprias conclusões. Destaco aqui alguns deles extraídos da Bíblia A Mensagem:
1. “O Eterno não suporta quem faz pose de piedoso, mas tem prazer nas orações genuínas” (v. 8).
2. “O Eterno mantém distância dos perversos, mas ouve atentamente as orações de gente leal a Deus” (v. 29).
3. “Quem abandona o caminho de Deus receberá dura lição, e quem faz pouco caso das leis de Deus entrará num beco sem saída” (v. 10).
4. “Quem faz pouco caso da disciplina será um nada, mas quem obedece à vontade de Deus ficará mais sábio” (v. 32)
A oração é o canal que liga o ser humano a Deus, o qual pode ser obstruído pela falsa piedade e pela oração desprovida de sinceridade. A oração é o meio pelo qual o ser humano se aproxima de Deus, mas por meio dela também é possível se distanciar dEle, se não for sincera. Por outro lado, a oração sincera e humilde capacita o pecador a ser um sábio pensador e a ver as respostas às suas orações. Então, abandone o pecado, mas nunca saia da presença de Deus. Abandone a injustiça e entre na presença de Deus através da oração. Experimente intensamente a presença divina através da oração. Experimente orar o dia todo, todos os dias.

Os sábios são raros, mas são necessários. Se os tolos e ignorantes fossem sábios, existiriam mais sábios que tolos e o mundo seria melhor de se viver. Leia Provérbios 15, onde o sábio Salomão apresenta as vantagens da sabedoria e do servir ao Senhor. Veja estes provérbios na Bíblia A Mensagem:
1. “A resposta moderada neutraliza a ira, mas a língua afiada põe mais lenha na fogueira” (v. 1).
2. “As palavras amáveis curam e ajudam, mas as palavras maldosas ferem e destroem” (v. 4).
3. “O temperamento explosivo é o estopim das brigas, mas o espírito tranquilo mantém a paz” (v. 18).
4. “Gente leal a Deus pensa bem antes de responder, mas o perverso jorra insultos” (v. 28).
As piores armas são as palavras. O instrumento de destruição mais comum e mais antigo é a língua. Entretanto, o sábio sabe usá-la, sabe responder às afrontas e acusações, sabe lidar com cada situação. Brigas seriam substituídas por paz se as pessoas soubessem usar a língua. Os sábios lidam com a vida inteligentemente, tratando aos problemas serenamente (v. 1). Os sábios se dirigem às pessoas corretamente (vs. 2-7) e ouvem atentamente às sábias repreensões (vs. 14, 31). Já os tolos provocam problemas ao abrir a boca (vs. 4, 18) e não aceitam ser repreendidos por ninguém (vs. 5, 10, 32). Não seja tolo, seja sábio: Busque a independência do eu a fim de obter a dependência de Deus.

A sabedoria que não for prática é teórica, a qual não serve para nada. Após apresentar preciosíssimos provérbios da mais pura sabedoria bíblica. Salomão encerra Provérbios 15 com as seguintes palavras inspiradas: “O temor do Eterno é uma escola de vida prática – primeiro aprende a humildade e depois experimenta a glória”. Segundo Agostinho de Hipona, “A humildade é a base de todas as demais virtudes, pois na alma na qual a virtude está ausente, não pode existir nenhuma outra”. A sabedoria é dada aos humildes, não aos arrogantes, orgulhosos e egoístas. A sabedoria está com os pacientes, não com os estúpidos, impulsivos e irrepreensíveis. Tais ensinamentos se aprendem lendo Provérbios 15; mas são praticados se, humildemente, permitirmos ser moldados pelo Espírito Santo. Então ore ao Senhor: “Deus eterno, sou grato a Ti pelas palavras de sabedoria em Provérbios 15. Ao estudá-lo descobri que minha vida está longe do ideal de sabedoria que o Senhor deseja para mim. Isso se deve a que dependo mais de mim mesmo do que de Ti, embora saiba que sem Ti nada poderei fazer. Então, torna-me humilde ainda que seja preciso ser humilhado por Ti, pois é assim que aprenderei a essência da vida. Amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...