domingo, 5 de janeiro de 2014

Clama a Sabedoria-Provérbios 1

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 1
Clama a Sabedoria
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O livro de Provérbios objetiva dar entendimento ao sábio, não ao tolo; já que este rejeita a sabedoria e a piedade. Sábio, segundo a Bíblia, é aquele que teme ao Senhor, não é o culto, versado no conhecimento humano. Provérbios não é colcha de retalhos, ou um emaranhado de frases soltas escolhidas a esmo das citações de textos de sabedoria antiga: Ele é um manual da essência da vida. Suas palavras são divinas transmitidas à mente de Salomão; elas visam à formação do cidadão que morará com Deus no reino do Céu, o qual aceitou ser não só reavivado, mas moldado pela Palavra de Deus; que não abriga no coração alguns textos, mas toda Palavra que sai da boca de Deus, inclusive o conteúdo de Provérbios. 

O livro de provérbios é um livro sapiencial do Antigo Testamento com aplicações atuais à vida moderna dos habitantes deste mundo no século XXI. Escrito inicialmente por Salomão, o homem mais sábio do mundo, o capítulo 1 nos apresenta seu objetivo:

1. Para o jovem conhecer sabedoria e instrução valiosíssimas;
2. Para o jovem entender as palavras da prudência;
3. Para o jovem receber instrução do entendimento, justiça, juízo e equidade;
4. Para dar ao jovem simples e humilde prudência e aos moços o bom siso.

O jovem que aprende a viver a sabedoria descrita no Livro de Provérbios, aprende a aproveitar bem a vida em todos os sentidos. Ele não desperdiçará a vida que lhe foi dada ou doada por Deus. Ele não só respeitará a vida, mas também ao autor da vida.

O livro de Provérbios é tão santo quanto qualquer outro das Sagradas Escrituras. Da mesma forma que qualquer livro do Antigo ou do Novo Testamento aponta Cristo ao leitor, assim também são os Provérbios. O Espírito Santo inspirou tão plenamente a este quanto aos outros 65 livros canônicos; ele não fica aquém de nenhum outro, não é inferior aos Salmos ou os Evangelhos.

Provérbios , em seu primeiro capítulo, deixa claro três pontos relacionado aos jovens a fim de que não arruínem a vida e a estraguem com o pecado que conduz à perdição:

1. Os filhos devem saber sobre obediência aos pais e não apenas conhecer os seus conselhos, mas aplica-los à vida antes que a vida mundana acabe com a vida jovial (vs. 1-9);

2. Os jovens precisam aprender a recusar todas as mais diversas tentações oriundas dos incrédulos, dos que não creem em Deus a fim de preservar a vida (vs. 10-19);

3. Os jovens necessitam submeterem-se à sabedoria de mais alto nível que consiste em mais do que crer em Deus, mas temer (respeitar, honrar e obedecer) ao Senhor (vs. 20-33).

O objetivo espiritual de Provérbios vai além do mero estabelecimento de uma cultura, orientação à religiosidade de Israel ou espalhar ensinos éticos e morais aos seres humanos. Mais do que a sabedoria popular pode apresentar, a sabedoria divina, expressa na Bíblia, tem muita coisa a nos ensinar.

Na História da vida existiram muitos sábios, mas nenhum deles se iguala aos sábios que receberam sabedoria da fonte certa. 

Sábios não são aqueles que acumulam conhecimento, nem aqueles que sabem todas as respostas para todas as perguntas. Sábio nem mesmo é aquele que sabe tudo sobre a Bíblia e conhece em profundidade os mais diversos e controversos conceitos teológicos e nem tampouco aqueles que são intelectuais, donos de vários diplomas e doutorados. 

Sábio é aquele que aplica à vida o verdadeiro conhecimento. Salomão, inspirado pele Espírito Santo, apresenta o mais alto grau de sabedoria. Ele afirma declaradamente: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. 

Leia todo o capítulo 1 de Provérbios e veja como tem muito tolo “cantando de galo” achando e passando-se por sábio, mas não passa de um grande ignorante. 

Querido, seja sábio, ore a Deus agora: “Senhor, infinito em sabedoria que extrapola toda e qualquer sabedoria de todo o Universo. Ensina-me a temer a Ti, a reverenciar-Te. Que o mesmo Espírito que inspirou cada provérbio em Tua Palavra aplique-o à minha vida diariamente. Lembra-me de ler, meditar e examinar um capítulo do Livro de Provérbios por dia não me deixando esquecer de viver cada lição aqui aprendida. Em Jesus eu oro, amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google –
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...