quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Experimente a Sabedoria- Provérbios 19


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 19

Experimente a Sabedoria
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O ignorante faz suas loucuras e põe sempre a culpa em alguém, só assim o inocente é considerado culpado; nesta tentativa de acusar outros por suas desgraças, até o nome de Deus é cogitado. O grande problema é que o tolo acredita em sua mentira como se fosse a mais pura verdade. O pai muitas vezes culpa professores, igreja e até Deus pela má educação de seus filhos. O cônjuge que sofre com um mau casamento tenta colocar a culpa nos sogros, no dinheiro ou na falta dele ou até mesmo em Deus que não muda o cônjuge. E, assim vai. Provérbios 19 traz muita sabedoria para a vida prática familiar, você precisa dar uma passada lá e dar uma boa lida com muita atenção e disposição de mudar, não aos outros, mas a si mesmo! O sábio está sempre a aprender, enquanto o louco acha que já sabe tudo. O louco ignora o conhecimento por considerar-se sábio; porém o verdadeiro sábio sabe que sempre tem alguma coisa a aprender. É por isso que o sábio vive melhor que o louco. O último verso do capítulo em questão diz: “O irreverente precisa aprender a ter reverência do jeito mais difícil; só uns bons tapas chama a atenção do insensato”; para que isso não aconteça, os pais devem ensinar sabedoria a seus filhos. Aprenda de Provérbios 19!

O sábio aprende a não trilhar o caminho da loucura. Para isso, como são importantes as belas máximas de sabedoria encontradas em Provérbios 19, das quais cito algumas aqui:
1. “As pessoas arruínam a própria vida com sua insensatez; mas sempre acham um jeito de pôr a culpa no Eterno!” (v. 3).
2. “As pessoas inteligentes sabem como segurar a língua; sua grandeza é perdoar e esquecer” (v. 11).
3. “Um pai perde a vontade de viver por causa de um filho insensato; a esposa resmungona é uma torneira pingando” (v. 13).
4. “Casas e terrenos são passados de pai para filho, mas a esposa certa vem do Eterno” (v. 14).
5. “Discipline seus filhos enquanto ainda tem oportunidade; fazer tudo o que querem acabará com a vida deles” (v. 18).
6. “Deixe que os esquentados sofram as consequências da própria ira; se você tentar ajudar, apenas irá piorar as coisas” (v. 19).
7. “O testemunho sem princípios faz pouco da justiça; a boca do perverso cospe malícia” (v. 28).
Aplique estes e os outros provérbios a tua vida e certamente ela será bem diferente de hoje em diante!

Leia Provérbios 19 com atenção a fim de que percebas claramente que muitos dos provérbios ali se relacionam a vida familiar, pois fora de casa é mais fácil parecer bom, sábio e educado. É comum ver as pessoas agindo loucamente com pessoas que diz amar: sua família. É comum pessoas arruinarem mais a vida da família que a dos inimigos: Isso é loucura! A loucura em nossa sociedade é vivida como sabedoria, enquanto a verdadeira sabedoria está sendo desprezada. O temor do Senhor é mais do que o princípio da sabedoria, é a fonte da vida, é um freio moral. Portanto, quem teme a Deus tem uma vida longa, feliz e vitoriosa. O sábio diz: “O temor do Eterno é vida em si; uma vida plena e serena – sem surpresas desagradáveis” (v. 23). Só na presença de Deus existe plenitude de prazer, paz e alegria. Experimente! Agora é o momento de pedir sabedoria a Deus: “Senhor Deus, Criador do Universo e no cérebro humano, a Ti me entrego neste dia para aprender a ter sabedoria. Aplique à minha vida as sábias máximas de sabedoria contidas em Provérbios 19 a fim de que viva melhor com meus amigos e, principalmente com minha amada família que tenho destruído tantas vezes e criticado por minha falta de sabedoria. Ajuda-me eu te peço, em nome de Jesus, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...