terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Justos X Perversos- Provérbios 10


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 10
Justos X Perversos
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Leia Provérbios 10, medite em cada uma de suas frases. Veja que após a introdução com nove capítulos, começará de fato os provérbios de sabedoria para a vida. O que são Provérbios? De onde se originaram? Provérbios são de origem antiga, usados para facilitar a memorização, tornando-se assim, um dito popular. Provérbios bíblicos são oriundos do Céu; são frases intensas e curtas, de aplicação universal. São expressões consideradas sentenças que difundem mensagens de alto significado e elevado valor. Do ponto de vista bíblico eles são princípios de sabedoria da religião prática, que têm a intenção de demonstrar os resultados da fé em ação. Diante do contraste entre o sábio e o tolo, entre o salvo e o perdido, destaco dois pontos principais de Provérbios 10:
1. Os que praticam a sabedoria diariamente viverão retamente, promoverão a justiça, falarão para edificar, deixando assim, um bom e eterno legado às futuras gerações.
2. Os que praticam a impiedade, ignoram a sabedoria como o temor do Senhor, que causam intrigas, que destroem com a língua e preferem a injustiça passarão pela vida sem deixar nenhuma influencia positiva; ou seja, não deixarão nenhum bom legado às futuras gerações.

Com 32 versos proverbiais de sabedoria, Provérbios capitulo 10 deixa inúmeras e profundas lições que merecem nossa total atenção. As lições de vida destes 32 versos revelam a quem quer ler e entender que a perversidade, a injustiça e a maldade fazem com que a vida e o nome de pessoas até promissoras apodreçam. Então,
1. Saiba que a vida sem Deus é perversa; mas a vida com Deus leva à justiça que não fará que seu nome caia na podridão e no esquecimento.
2. Saiba que existem apenas dois caminhos, duas atitudes e dois destinos, e que se você quiser deixar um bom legado às gerações futuras é preciso escolher a prática da sabedoria bíblica.
3. Saiba que a melhor forma de viver é investindo em coisas que ultrapassem a tua própria duração neste mundo.
Sintetizando, seja uma bênção para que sua lembrança também seja! Não perca tempo com coisas sem importância. Valorize o que Deus valoriza e não o que o diabo valoriza. Os três últimos versos dizem assim: “O justo nunca jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra. A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada. Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades”.

Os provérbios preciosos do capítulo 10 do aclamado livro bíblico de Provérbios nos ensinam sabedoria, da qual destacamos que:
1. Os que andam pelo caminho do amor à perversidade, imoralidade e injustiça vivem em contraste com os que trilham pelo caminho da justiça, retidão e moralidade.
2. Os que andam ou pelo caminho certo ou pelo caminho errado perceberão que a vida passa, a vida chega ao fim e isso deve induzir qualquer pessoa a refletir sobre seus valores e motivações em cada dia de vida.
3. Os que destroem sua honra no caminho perverso precisam saber que seus nomes cairão na podridão e trará vergonha a sua família; porém os justos, mesmo depois de morto ainda fala (veja no caso de Abel em Hebreus 11:4).
Agora medite, responda estas perguntas: 1. O que as pessoas dizem sobre você? 2. O que as pessoas dirão sobre você depois de sua morte? 3. O que você está fazendo hoje para deixar um bom legado às gerações futuras? Fato é que aquele que entende e aplica a sua vida os princípios de Provérbios 10 será lembrado com respeito e dignidade por toda a eternidade. Então ore: "Senhor, Tu és doador da vida e da sabedoria, portanto, não me deixe passar pela vida sem deixar algum bom legado às próximas gerações. Dá-me o poder do Espírito Santo para poder viver cada princípio de sabedoria de Provérbios 10. Amém!"

Curta e compartilhe:

Imagens do Google
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...