sábado, 18 de janeiro de 2014

Princípios na formação do Lar- Prov. 14


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 14
Princípios na formação do Lar
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Cinco princípios importantes na formação do lar ideal baseados em Provérbios 14:
1. Para que um lar seja bem construído e seja um ninho de felicidade, paz, amor a mulher deve ser sábia; todo homem deve procurar mulher com tal característica, pois desprovida de sabedoria ela, certamente, destruirá seu lar com as próprias mãos (vs. 1-8).
2. Para que o lar seja abençoado, na hora de escolher o cônjuge se deve procurar quem já escolheu servir ao Senhor; pois a casa do ímpio se desfará devido a que, sem Deus às coisas que levam à morte parecem coisas boas e prazerosas (vs. 9-13).
3. Para que um lar seja feliz e repleto de alegria o cônjuge deve edificá-lo com espírito de contentamento e gratidão; por isso é sábio vigiar os próprios passos, não ser impaciente e evitar o mal na formação do lar para não edificá-lo sob a ira e a loucura das discussões (vs. 14-17).
4. Para que um lar seja um pedacinho do Céu e não um inferno é preciso viver bem com os vizinhos, ser diligente no trabalho, ser fiel em tudo e confiar em Deus; o egoísta, interesseiro e negligente trará graves problemas para seu lar, mas os que compadecem dos humildes são bem aventurados (vs. 18-23).
5. Para que um lar seja um bom lugar para se estar, o temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria, deve ser prioridade na lista de qualidades; pois só assim ele será um refúgio para os filhos, uma fonte de vida e o manancial do bem tanto ao marido como à esposa (vs. 24-35).

Não confie em teus sentimentos e percepções, eles não são confiáveis; nem em tua experiência e sabedoria, elas iludem; tampouco em nada e em ninguém, a não ser em Deus e Sua Santa Palavra. Na formação do lar, que a base é a escolha do cônjuge, não deve ser de qualquer jeito dependendo de sentimentos e nem mesmo de experiências, mas da Palavra de Deus. Estude mais sobre esse e outros assuntos em Provérbios 14. Saiba que a família é a base da sociedade, é por isso que “A devoção a Deus torna o país mais forte; a rejeição a Deus traz desgraça ao povo” (v. 34 AM). Pense nisso! Hoje os lares estão quase que em extinção por não haver sabedoria na sua formação. Há muita ilusão na mente de muitas mulheres que se iludem com os padrões de felicidade das novelas apresentando princípios de perversidades, traições e um espírito agressivo. Como fazer do lar um pedacinho do Céu assistindo diariamente dicas e exemplos de vida de pessoas que caminham para o inferno? Pondere a tua vida, abra a tua Bíblia, leia Provérbios 14, estude cada verdade ali apresentada e aplique cada gota de sabedoria ao teu coração, devia-te do mal, fique longe do insensato, dedique-se a construir o teu lar e serás recompensado com um lar feliz e agradável!

Os provérbios bíblicos são curtos. Eles são essências à vida. Eles são essenciais para você. Refleti, meditei e elaborei um sermão baseado em dois versos de Provérbios 14, onde há muitas e preciosas lições de vida. Os dois versos escolhidos são o 12 e o 13. Algumas lições que aprendi destes dois versos são importantes demais para a vida. Já no título tem uma excelente aplicação: Os mais comuns indicadores de caminho são falsos. O corpo do sermão está dividido em três partes:
I. Você pode achar que está no caminho certo trilhando o caminho errado.
II. Você pode escolher o que te parece mais conveniente, mas no fim te levará à morte.
III. Você não deve escolher o que desejas para tua vida sem considerar os ensinamentos bíblicos.
O que parece certo, nem sempre é certo. O que parece bom, nem sempre é bom. O que parece verdadeiro, nem sempre é. Veja mais detalhes e aplicações deste sermão no link a seguir: http://portal-biblico.blogspot.com.br/2012/07/os-mais-comuns-indicadores-de-caminho.html


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...