quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Relacionamento interpessoal- Provérbios 12


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 12
Discernimento no relacionamento interpessoal 
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Confiando em suas emoções e agindo com base em seus impulsos você nunca alcançará viver com sabedoria. Depender de tuas opiniões que você pode até considerar convicções é mais teimosia que sabedoria, é mais tolice que alguém de caráter. Se isso te pareceu profundo demais ou forte demais e se você quer aprender mais sobre isso abra a tua Bíblia em Provérbios 12 onde Salomão esboça sabiamente muitos princípios de sabedoria em contraste com as tolices humanas conceituadas de sabedoria. Neste texto há um contraste claro em relação a várias condições, em pensamento, palavras, nas relações domésticas, etc. O sábio é sábio em todas elas. O sábio nunca toma decisões ou se comporta firmado em suas opiniões, mesmo que tudo conspire contra ele. O sábio pratica a justiça independente da injustiça prevalecente no mundo em que vive, ele não depende das circunstâncias para ficar em pé, pois confia em Deus (vs. 3, 7, 12, 28). O verso 26 na versão A Mensagem diz: “O justo sobrevive à desgraça, mas a vida do perverso atrai o desastre”. Por isso, é melhor ser justo, é melhor ser sábio dependendo da sabedoria de Deus! Não fique só pensando nisso, viva isso agora mesmo! Busque em Deus sabedoria e viva!

O mundo carece de pessoas de bom comportamento. Falta caráter como característica principal na conduta humana. Desta forma, a maneira como você trata as pessoas revela o quanto de sabedoria você tem. Provérbios 12 chama a atenção em relação ao discernimento no relacionamento interpessoal. Lendo este texto fica evidente que os sábios reconhecem que existem diversos tipos de pessoas e sabem reconhecer cada uma delas e o que esperar delas, veja:
1. O sábio sabe escolher a mulher certa para a vida, pois ama a disciplina e o conhecimento; ele sabe que a mulher virtuosa é auxiliadora e participa do avivamento no lar, apoiando e revigorando ao marido (vs. 1-4); o ímpio faz o contrário!
2. O sábio pratica a justiça, sabe atender bem a todos, inclusive aos animais (vs. 5-10); o perverso faz o contrário!
3. O ignorante sempre pensa que está certo, confia cegamente em suas opiniões pensando ser convicções, mas diariamente vive falando sem pensar e sem saber que suas atitudes levam à destruição (vs. 11-16, 18-19, 23); o sábio faz o contrário!
4. O sábio sabe ouvir e sabe o quê, quando e como falar. Não fala de qualquer jeito e qualquer coisa, pois filtra e pensa antes (vs. 6, 8, 17-28); o tolo faz o contrário!
Não há como esconder, tua vida, tuas atitudes e comportamento revelam se você é sábio ou tolo. Mas, se você se identificar com o tolo, saiba que Provérbios está aí como um espelho para te mostrar onde está a tua sujeira na alma e então correr para Jesus, que pode limpar e te dar sabedoria!

Vivendo em pecado, nenhum ser humano pode ser sábio pela própria vontade. A sabedoria precisa vir de Deus. Os provérbios proveem sabedoria. As atividades corriqueiras do dia a dia não podem ser levadas a cabo com sabedoria sem os padrões revelados pela sabedoria divina. Encerro destacando três provérbios da leitura que fiz de Provérbios 12 na paráfrase da Bíblia “A Mensagem”:
1. “Sobre o mal ninguém poderá firmar-se, mas quem firma raízes em Deus permanece firme” (v. 3).
2. “O insensato teima em fazer tudo de seu próprio jeito, mas o sábio pede e ouve conselhos” (v. 15).
3. “Quem anda no caminho da justiça encontra vida, mas os desvios do pecado conduzem à morte” (v. 28).
Não há como viver com sabedoria sem buscar sabedoria em Deus diariamente. Então ore a Deus agora: “Grandioso e onisciente Deus, reconheço que sou preguiçoso na busca da sabedoria, por isso minha vida está fundamentada naquilo que eu pensava ser certo; mas quero fundamentar tudo o que sou em Ti e em Tua revelação para mim. Dá-me a sabedoria necessária, detalhada em Provérbios 12, a fim de que minha alma não seja enganada por mim mesmo. Confio no nome de Jesus, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...