domingo, 19 de janeiro de 2014

RPSP- Provérbios 15


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 15
Comentários de:  David A. Steen
Como você reage quando é criticado ou comandado duramente por pessoas excessivamente controladoras? A minha tendência natural é ficar na defensiva e talvez até mesmo ficar com um pouco de raiva e responder com argumentos ásperos. Respostas irritadas são emitidas facilmente. Muitas vezes nós aceitamos estas nossas reações como parte normal da vida. Entretanto, não posso esquecer que minhas palavras e atitudes registram diretamente a extensão da minha relação (ou a falta dela) com Jesus.

Pelas minhas contas, Provérbios 15 têm bem mais de uma dúzia de sugestões sobre a melhor forma de responder às provocações. Depois, há pelo menos uma dúzia de provérbios que contrastam o comportamento e as ações do ímpio / tolo / orgulhoso /ganancioso em relação ao justo / bom / sábio. Salomão deixa claro que a felicidade ou mágoa dependem da nossa atitude e como escolhemos falar e agir.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (verso 1 ARA).
“A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito” (verso 4 ARA).

Minha passagem favorita é: “A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez” (verso 2 NVI). Este verso me faz imaginar no campo uma alta, bela e bem podada árvore da sabedoria. E os sábios são os que têm a capacidade de proteger esta árvore. Na verdade, não é a sabedoria definida pela capacidade de tornar atraente o conhecimento, tornando-o compreensível e desejável?

A língua pode enfeiar, ferir e destruir. Ou pode adornar, acalmar e curar. Lemos que “A censura contínua estraga e escurece a vida de ninguém” (4T, p. 65). “Quando pais e mães são convertidos [...] seus pensamentos serão convertidos; suas línguas serão convertidas” (AH, p. 436).

Senhor, minha Rocha e meu Redentor, meu maior desejo é uma conversão indescritível, total, de todo coração. Que assim as palavras da minha boca e as meditações do meu coração sejam agradáveis a Ti hoje. Amém.
David A. Steen
Professor Emérito
Universidade Andrews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...