terça-feira, 21 de janeiro de 2014

RPSP- Provérbios 17



Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 17
Comentários de:  David A. Steen
Será que Provérbios 17:22 (“O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos” – NVI) tem alguma ligação com as células assassinas naturais? Eu posso ouvir você perguntando: “O que são células assassinas naturais?”

Para ajudar a entender o complexo sistema de defesa do corpo humano, posso dizer que células assassinas naturais são uma parte extremamente importante do sistema de defesa do nosso corpo que agem contra células danificadas ou aquelas que não pertencem a nossos corpos. As células assassinas naturais, ou NK [natural killer], pertencem a um tipo de glóbulos brancos que atacam e matam as células infectadas por vírus, as que mostram sinais de se transformar em tumor ou aquelas danificadas de outras maneiras.

O que então estas células NK tem a ver com Provérbios 17:22? “O coração alegre …” é um Provérbio tão famoso que todos nós podemos completar a frase, “… serve de bom remédio.” Há dez anos, pesquisadores de uma universidade relataram em um artigo que o riso reduz o estresse e reforça as células assassinas naturais. E outro pesquisador também descobriu que o riso muda genes e células. Esses pesquisadores não têm informação suficiente para ligar essas alterações genéticas e celulares a qualquer coisa boa ou má. Mas, com esta informação eles concluíram que foi o riso (o “coração alegre”, se quiserem) que causou as mudanças.

Já faz anos desde que Norman Cousins publicou seu livro “Anatomia da Doença”, no qual ele apontou que o bom humor, risos e emoções positivas são fatores importantes para a saúde e cura. E, desde então, a quantidade de pesquisas sobre terapia do riso aumentou mostrando que ela realmente funciona. Funciona tão bem que essa terapia é prática comum em muitos centros de saúde.

Pense bem: essas poucas palavras da Bíblia Sagrada tem se mostrado verdadeiras e precisas por anos de pesquisa e centenas de livros e artigos de periódicos. Louvado seja Deus, de Quem todas as bênçãos fluem!

Querido Senhor, ajuda-me a ser mais positivo(a) e alegre ao meditar no que tens feito para me salvar e pela esperança que tenho através de Seu amor e sacrifício por mim. Amém.
David A. Steen
Professor Emérito
Universidade Andrews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...